Defesa Civil Anápolis – E.M. Luiz Carlos Bizinotto/GO
Enviado em 19/11/2019
Título: DIÁLOGO SOBRE PERCEPÇÃO DE RISCO DE DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS COM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ANÁPOLIS-GO.
Objetivos: PROMOVER DIÁLOGOS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ERRD NO AMBIENTE DAS COMUNIDADES ESCOLARES INSERIDAS OU PRÓXIMAS DE ÁREAS DE RISCOS NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– PROPORCIONAR AOS ESCOLARES PARTICIPANTES A POSSIBILIDADE DA PERCEPÇÃO DOS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS DAS ÁREAS EM QUE VIVEM.
– CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES ACERCA DO RISCO DE DESASTRES NAS ÁREAS DE ALTO RISCO E MUITO ALTO RISCO NA CIDADE DE ANÁPOLIS.
– PROMOVER A CULTURA DE PERCEPÇÃO DE RISCO NO AMBIENTE ESCOLAR, PARA QUE FAÇA PARTE DA CONSTRUÇÃO INTELECTUAL DE CRIANÇAS E JOVENS.
– INFORMAR À POPULAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE MONITORAMENTO E DE EMISSÃO DE ALERTAS DE DESASTRES ATRAVÉS DO CEMADEN.
Público envolvido: ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, ATUALMENTE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPREENDENDO PÚBLICO DA FAIXA ETÁRIA DE 9 – 11 ANOS: QUANTITATIVO DE 70 ESTUDANTES (PODENDO SE ELEVAR A DEPENDER DAS MATRÍCULAS DO PRÓXIMO ANO LETIVO EM 2020); DOCENTES E ASSISTENTES DE ENSINO QUE ATUAM COM OS ESTUDANTES: ESTIMATIVA DE ENVOLVIMENTO DE 10 PROFISSIONAIS; DIRETORIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA QUALIDADE DE RESPONSÁVEL PELA UNIDADE ESCOLAR.
Atividades realizadas: NO CORRENTE ANO DE 2019 A COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE ANÁPOLIS (COMPDEC) REALIZOU JUNTAMENTE COM A EQUIPE TÉCNICA DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL (DEGET) DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPRM) A IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS EM SITUAÇÃO DE ALTO E MUITO ALTO RISCO A MOVIMENTOS DE MASSA, ENCHENTE E INUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS. AO TODO, FORAM IDENTIFICADAS 23 ÁREAS DE RISCO, SENDO 16 SETORES CLASSIFICADOS COMO DE ALTO RISCO E OUTROS 7 SETORES COMO DE MUITO ALTO RISCO. AS TIPOLOGIAS DOS PROBLEMAS DOS SETORES SÃO: PROBLEMAS MISTOS DE CORTE E ATERRO E EROSÃO; ÁREAS DE TALUDE DE MEIO ENCOSTA COM CONSTRUÇÕES EM CORTE E ATERRO, PROBLEMAS DE INUNDAÇÕES E, PROBLEMAS DE EROSÃO, VOÇOROCA OU EROSÕES MARGINAIS. NAS ÁREAS, CONFORME DOCUMENTO (RELATÓRIO), FORAM ESTIMADOS 514 IMÓVEIS E 2056 MORADORES AFETADOS PELA SITUAÇÃO DE RISCO. O RESULTADO DO LEVANTAMENTO REALIZADO CONDUZIU A COMPDEC ESTABELECER PARCERIAS COM A DEFESA CIVIL ESTADUAL (REGIONAL DE DEFESA CIVIL – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE GOIÁS), SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) EM SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS COM A FINALIDADE DE PROMOVER ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESCOLARES QUE RESIDEM OU ESTUDAM EM ÁREAS DE RISCO OU PRÓXIMAS A ELAS. A PARCERIA ENTRE ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES RESULTOU NA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PARA ESTABELECER O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS CONJUNTAMENTE NO DECORRER DO ANO LETIVO DE 2020. NA PRIMEIRA REUNIÃO FOI APRESENTADA A IDEIA DE SE PARTICIPAR DA CAMPANHA ENCABEÇADA PELO CEMADEN NA SUA PLATAFORMA EDUCAÇÃO E OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO SOBRE AS ÁREAS DE RISCOS, ALÉM DE DISCUSSÕES ACERCA DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DOS RISCOS, A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PERCEPÇÃO DE RISCO E A CONSEQUENTE REDUÇÃO DE RISCOS A DESASTRES A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE AÇÕES CONJUNTAS. NA SEGUNDA REUNIÃO FOI ESTABELECIDO OS PAPÉIS DE CADA ENVOLVIDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA, TENDO SIDO DEFINIDO COMO PÚBLICO ALVO ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS CONSIDEROU-SE AS EXPERIÊNCIAS DOS AGENTES ENVOLVIDOS EM TRABALHOS EM PROJETOS ANTERIORES. NA TERCEIRA REUNIÃO REALIZADA, DEFINIU-SE A ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CARLOS BIZINOTTO COMO A ESCOLA PILOTO ONDE ESTE PROJETO VAI SER INICIADO. A DEFINIÇÃO CONSIDEROU ASPECTOS DA REGIÃO ONDE ENCONTRA-SE INSERIDA, DOS ESTUDANTES E DA PROXIMIDADE COM UMA DAS ÁREAS CONSIDERADAS COMO DE ALTO RISCO PELO LEVANTAMENTO DA DEFESA CIVIL E PARCEIROS. ESTABELECEU-SE TAMBÉM NESSA REUNIÃO O ROTEIRO DE ATIVIDADES E METODOLOGIAS QUE SERÃO REALIZADAS COM OS ESCOLARES.
Resultados: A) DEFINIÇÃO DAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA ENTRE DEFESA CIVIL MUNICIPAL, REGIONAL DE DEFESA CIVIL, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, E NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. B) RECONHECIMENTO, PELOS ENTES ENVOLVIDOS, DA CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS COM CARACTERÍSTICAS DE RISCO À POPULAÇÃO, INCLUINDO AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E SEUS ESTUDANTES; C) SELEÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CARLOS BIZINOTTO, QUE ESTÁ LOCALIZADA PRÓXIMA A UMA DAS ÁREAS DE RISCO IDENTIFICADAS PELA DEFESA CIVIL E, AINDA, QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS DE OCORRÊNCIA DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO PILOTO. D) DELIBERAÇÃO DE MAQUETE COMO RECURSO EDUCATIVO QUE SERÁ UTILIZADO PARA ESTABELECER DIÁLOGO COM OS ESCOLARES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE. E) UTILIZAÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO EDUCATIVO SOBRE DEFESA CIVIL CONTENDO INFORMAÇÕES E ELEMENTOS QUE SERÃO NECESSÁRIOS PARA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PERCEPÇÃO DE RISCO, INCLUINDO A DISCUSSÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO TRABALHO DE MONITORAMENTO DE DESASTRES REALIZADO PELO CEMADEN.
RESULTADOS FUTUROS ESPERADOS:
A) REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA ESCOLA DEFINIDA; B) RECONHECIMENTO, PELO PÚBLICO ALVO, DA IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS COM CARACTERÍSTICAS DE RISCO À POPULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE PERCEPÇÃO DE RISCO; C) AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA DAS ATIVIDADES DESTE PROJETO À TOTALIDADE DE ESCOLAS INSERIDAS OU PRÓXIMAS DE ÁREAS DE RISCO JÁ IDENTIFICADAS NO MUNICÍPIO; D) ADESÃO DE OUTROS ATORES, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS VOLTADOS PARA A CULTURA DE PERCEPÇÃO DE RISCO E DE ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE RISCOS A DESASTRES NO MUNICÍPIO; E) RECONHECIMENTO E RESPECTIVO INVESTIMENTO DO SETOR PÚBLICO NA ESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETOS DE PROMOÇÃO DA PERCEPÇÃO DE RISCO DA POPULAÇÃO ANAPOLINA.
Outras informações: O PROJETO TERÁ CONTINUIDADE NO ANO DE 2020. A PROPOSTA ABRANGE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES JUNTO AOS ESCOLARES DE TODA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO. O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NAS OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DEPENDERÁ DE FORMALIZAÇÃO DA PROPOSTA E RESPECTIVA APROVAÇÃO JUNTO À COORDENADORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS. APÓS O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NA ESCOLA PILOTO, O PROJETO SERÁ MELHORADO (CONSIDERANDO-SE A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS PROPOSTOS INICIALMENTE) COM A FINALIDADE DE ABRANGÊNCIA A OUTRAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, COM UMA META DE 100% DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAL LOCALIZADAS OU PRÓXIMAS EM ÁREAS OU PRÓXIMAS AS ÁREAS DE RISCO. ALÉM DA INOVAÇÃO NA PARCERIA ENTRE ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL (DEFESA CIVIL E SECRETARIAS), ESTADUAL (BOMBEIROS) E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (UNIVERSIDADES), ALMEJA-SE O DESENVOLVIMENTO DE FUTURAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA CULTURA DE PERCEPÇÃO DE RISCO COM A PARTICIPAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES INDEPENDENTES (ONG’S) ASSIM COMO DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DE FORMA A DESTACAR A RELEVÂNCIA DO TEMA. A META MAIS CONCRETA JÁ DEFINIDA PELA EQUIPE TÉCNICA ENVOLVIDA NESSA PROPOSTA CORRESPONDE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA PRÓXIMA CAMPANHA DO CEMADEN EDUCAÇÃO (2020), DEVENDO SER INSCRITOS PROJETOS PELAS ESCOLAS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DEFESA CIVIL SIMULTANEAMENTE, COM ÓTICAS DIFERENCIADAS SOBRE O MESMO TEMA. ATÉ LÁ SERÃO GERADOS DADOS E INFORMAÇÕES SUFICIENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS MAIS ELABORADOS.