Título da Campanha:  CORRESPONDÊNCIA ONLINE: ações de prevenção e informação no enfrentamento da COVID-19.

Objetivos:  1. Fomentar a interação dos integrantes dos CES – Comitês Escola Segura, no período de pandemia e isolamento social, através do Projeto de Assessoria Remota, que tem como principal ferramenta de comunicação a mídia social WhatsApp. 2. Incentivar a produção textual através da escrita das cartas; 3. Estimular a participação dos integrantes e o envolvimento com as temáticas relacionadas a RRD, em parceria com o Projeto Escola Segura.

Públicos envolvido:  O perfil do público alvo são alunos, alunas matriculadas em instituições de ensino públicas – Estadual e professoras da Rede Municipal – integrantes dos Comitês Escola Segura – CES, da cidade de Barra Longa MG, assim como mães, pais ou responsáveis. O público direto envolvido na campanha refere-se aos integrantes dos CES, que estão engajados nos grupos de WhatsApp, totalizando 21 membros da Escola Estadual Claudionor Lopes e da Escola Municipal José de Vasconcelos Lana, com um total de 12 integrantes do CES. Público indireto, refere-se aos familiares das alunas e alunos, aproximadamente, 100 pessoas.

Atividades:    Por conta da pandemia da COVID-19 as atividades presenciais foram suspensas a partir de março 2020. As atividades realizadas com a comunidade educativa se referem a oficinas virtuais relacionadas com as temáticas de RRD -Redução de Risco de Desastres e GRD- Gestão de Risco de Desastres, do Projeto Escola Segura.

Resultados:  Os principais resultados da campanha são a interação dos membros dos CES com os Pontos Focais e a Defesa Civil de Barra Longa, pois ao escrever a carta, tirar uma foto e publicar no grupo de WhatsApp, podemos não só acolher os participantes neste momento de isolamento social, bem como, através desta mídia interagir com palavras de afeto, para que eles se sintam seguros neste momento desafiador.

Outras informações:   O Projeto Escola Segura iniciou-se em 2018 e terá seu final em 2022. Nesse ano de pandemia as ações estão sendo desenvolvidas remotamente com os Comitês Escolas Seguras, das Escolas Participantes. O referido projeto cumpre um Termo de justamento de Conduta, referente ao rompimento da Barragem de Fundão.