Construindo Pluviômetros para as escolas de educação básica - União dos Palmares/AL - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Construindo Pluviômetros para as escolas de educação básica – União dos Palmares/AL

Uma iniciativa de Universidade Estadual de Alagoas

Enviado em 27/10/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Como resultados, foram confeccionados 50 pluviômetros caseiros, a participação de todos (gestores, professores, bolsistas e alunos) foi sem dúvida fundamental. Alguns discentes esqueceram a garrafa pet, entretanto nenhum aluno ficou sem participar na atividade. Os bolsistas da universidade dividiram algumas equipes para acolher aqueles que não haviam levado o material pedido.As confecções dos pluviômetros ocorreram no dia 26 de maio de 2023. Após a confecção, os alunos sugeriram que um deles fosse instalado na escola, e que todos dividissem a responsabilidade de ir acompanhando o resultado e coleta de dados.Após isso, foi sugerido que os alunos da escola, nos meses de junho e julho de 2023, acompanhassem e coletassem os dados na tabela em folha A4 que foi entregue. Daí os alunos da escola necessitariam observar as datas, e os horários (de 7h da manhã e às 14h) e ao final de cada mês, juntamente com o professor de Matemática, fossem realizado os cálculos dos resultados coletados, e os valores fosse colocado nos quadros de avisos da escola. Ainda foi sugerido aos discentes que procurassem um ambiente aberto e longe de obstáculos para o pluviômetro coletar o máximo possível de chuvas.Ao construírem o pluviômetro caseiro, os alunos, além de praticarem a coordenação motora, puderam começar a entender e correlacionar a alfabetização científica com seu cotidiano. Começaram, assim, a entender e a se preocupar, por exemplo, ante um pluviômetro cheio, um sinal de alerta decorrente do fato de que, aparelho cheio, rio cheio, e, se o rio está cheio, há um perigo iminente de inundação na comunidade. Os alunos, ao observar e coletar os dados decorrente dos pluviômetros caseiros deram um enorme passo para contribuir com a sua comunidade, pois eles podem, assim, ser multiplicadores e garantir a conscientização e informar a outras pessoas que um simples instrumento pode salvar vidas. 

 

 

 

Galeria de imagens

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Parque Jardim Helena
Título:  Liga P.J.H. (Parque Jardim Helena). Objetivos:  Atuar na construção de conhecimento coletivo e replicar para a sociedade, analisar os impactos ambientais da criação do Parque Jardim Helena, relacionar padrões  ...
#AprenderParaPrevenir2020
Universidade Federal da Bahia – Instituto de Geociências
  Título da campanha local: Mapeando Resiliência Objetivos:  Colaborar com a criação de uma cultura de percepção de riscos em Salvador, além de divulgar conhecimentos científicos para pessoas que se ...
#AprenderParaPrevenir2019
E. E. Deputado Benedito Matarazzo – São José dos Campos/SP
Título:  Medindo a chuva com pluviômetro. Objetivos:  – Construir um Pluviômetro automático para monitorar áreas de riscos; – Ensinar os alunos a construir um pluviômetro reutilizado materiais recicláveis como garrafas pet e ...
#AprenderParaPrevenir2018
Defesa Civil – Centro Educacional Willy Scheleumer – Rio Do Sul/SC
Proteção e Defesa Civil nas Escolas Objetivos: – Contemplar de 3 a 4 Escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade de Rio do Sul/SC com conhecimento acerca do ...
#AprenderParaPrevenir2024
Oficina de Letramento Climático – Jaboatão dos Guararapes/PE
#AprenderParaPrevenir2019
CCST/INPE – E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – São José dos Campos/SP
Título:  Mapeamento participativo. Objetivos:  Identificar áreas de riscos associados a eventos hidrometeorológicos na comunidade de São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Propor medidas de adaptação aos diferentes riscos identificados. Desenvolver estratégias para ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando

    Notificações