Comunicação de risco como estratégia de prevenção de desastres climáticos: aprimorando sistemas de alerta centrados nas pessoas em comunidades tradicionais costeiras no sudeste do Brasil - Paraty/RJ - Cemaden Educação
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Comunicação de risco como estratégia de prevenção de desastres climáticos: aprimorando sistemas de alerta centrados nas pessoas em comunidades tradicionais costeiras no sudeste do Brasil – Paraty/RJ

Uma iniciativa de Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Enviado em 07/11/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 15
  • Pessoas da comunidade local - Quantidade: 30

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A pesquisa de iniciação científica foi executada no quilombo do Campinho durante 2023 e 2024 e buscou ampliar a resiliência de comunidades escolares e lideranças tradicionais locais na estruturação de uma rede observacional de mudanças climáticas na zona costeira, com foco em atividades de ciência cidadã participativa e adaptação aos riscos de desastres climáticos no litoral sudeste do Brasil.

Para fortalecer a capacidade de resposta das comunidades costeiras a desastres climáticos por meio de uma comunicação de risco eficaz, realizamos três oficinas na Escola Municipal do Campinho em Paraty-Mirim. Nesses encontros, inicialmente apresentamos conceitos fundamentais sobre gestão e comunicação de risco. Em seguida, incentivamos a participação ativa do público, permitindo que os moradores expressassem suas opiniões sobre o tema. 

Oficina1 Cartografia Social – Memórias Climáticas e Comunicação de Risco 

Durante a oficina, utilizamos exemplos de cenários de desastres no Brasil como ferramenta para estimular os participantes a imaginar esses fenômenos e questionar se algo semelhante já havia ocorrido em seu território. Esse exercício permitiu resgatar memórias sobre eventos passados e possibilitou o debate sobre como a comunidade quilombola enfrentou esses desafios.
A interação promoveu um contato intergeracional significativo, pois os mais velhos compartilharam histórias de fenômenos que os jovens não haviam vivenciado, relatando também as respostas comunitárias. Junto às experiências dos mais novos, criamos um ambiente onde a possibilidade de desastres foi percebida como real, incentivando a organização de estratégias de enfrentamento em caso de novas ocorrências.

Oficina 2 Sistema de comunicação de riscos
A oficina possibilitou o aprofundamento nos atores que formam um sistema de comunicação e em conjunto elaboramos uma tabela para identificar os núcleos familiares vulneráveis, o porque essas pessoas são vulneráveis, pessoas que executam o papel de mensageiros da situação da comunidade em um momento de desastre, pessoas responsáveis pela comunicação juntoa defesa civil e os locais de abrigo.

Oficina 3 Aprendendo a usar ferramenta de pesquisa e aplicação do questionário
Um questionário elaborado foi aplicado para identificar a dimensão do contato dos moradores com sistemas de comunicação de risco. 

Galeria de imagens

Foto 1

Aplicação do questionário com os moradores da comunidade

Foto 2

Aplicação do questionário com os moradores da comunidade

Foto 3

Oficina 3 Conhecendo a ferramenta survey 123 para a realização do questionário: Identificação da dimensão do contato dos moradores com sistemas de comunicação de riscos.

Foto 4

Oficina 1 de cartografia social: mapeamento dos locais com potencial de risco de desastres e Memórias do clima e comunicação de risco de desastres

Foto 5

Oficina 2 Sistema de comunicação de riscos

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Federal de São João del-Rei – E.E. Governador Milton Campos/MG
Título:  Educação para o risco: Prevenção e percepção de risco na escola e na paisagem urbana. Objetivos:  Desenvolver atividades e ações de conhecimento, comunicação e divulgação de medidas de prevenção ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Professora Maria Aparecida de Castro Masiero – São Paulo/SP
Educação em prevenção de riscos de desastres Relato de ideia / projeto: Prevenção e Combate de Incêndios Descrição da ideia: Prevenção e combate de Incêndios decorrentes do gás de cozinha, rede ...
#AprenderParaPrevenir2024
Preservar nosso Rio Palmital – Uma Experiência Transformadora – Colombo/PR
#AprenderParaPrevenir2018
C. E. I. Lucrécia Carneiro – Caxias/MA
Pedagogia de Quintais: A Relevância da Água para uma Vivência com Sustentabilidade     Objetivos: Fomentar a sensibilidade sustentável valorizando atitudes que possibilitem ações de preservação da natureza buscando evitar ...
#AprenderParaPrevenir2017
E.E.Coronel Francisco Schmidt – Pereira Barreto/SP
Título do projeto: As ações de prevenção na escola: desastres naturais socioambientais no município de Pereira Barreto Através do desenvolvimento do currículo do Estado de São Paulo na escola ...
#AprenderParaPrevenir2020
Instituto de Educação Lourenço Filho – Rio Branco/AC
 Título da campanha:  Da minha casa para a sua. Objetivo:  Conscientizar a comunidade escolar o quanto é perigoso e prejudicial as queimadas descontroladas. Principalmente nesse momento em que estamos vivendo ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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