Título do projeto: Fogo? Não!

Relação com desastres: Secas prolongadas e Ações preventivas 


Número de alunos participantes: aproximadamente 600 alunos.

Justificativa do projeto: A região que o município se encontra é rodeada por matas e canaviais, tem clima quente e chuvoso no verão e seco e frio no inverno, sofremos um período bem grande de estiagem. Os incêndios na região são constantes prejudicando a fauna e flora, elevando também os atendimentos no hospital de problemas respiratórios causados pelos incêndios muitas das vezes causados por pessoas sem conscientização a cerca das questões ambientais.

Objetivos: prevenção de incêndio nas matas, canaviais, e na área urbana (vegetação seca que os munícipes ateiam fogo), preservação da fauna e flora das matas da região, prevenção da poluição atmosférica, observância e cuidados com os problemas respiratórios causados pelas queimadas, conservação dos recursos naturais (economia da água) devido aos períodos de estiagem, conscientização dos munícipes a cerca das consequências da degredação ambiental.

Atividades previstas: passeatas, panfletagens fora e dentro da escola, grupos de estudos e trabalhos em classe, pesquisas, plantio de mudas de árvores, visitas as nascentes, entrevistas, visitas a usina de reciclagem do município, observância e estudo das leis ambientais municipais e federais.

Esperados do projeto/ação: formação de agentes multiplicadores na prevenção de incêndios florestais, nos canaviais e urbanos.

Parcerias: Secretaria Municipal de Saúde, de Educação e do Meio Ambiente e comunidade local.