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Cartografia Social – São Sebastião/SP

Uma iniciativa de Instituto Conservação Costeira (ICC)

Enviado em 18/11/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Cartografia Social
  • Descrição

    Nível 1: Mapa de riscos de desastres, Seu município tem mapa de riscos naturais? 

    Nível 2: Cartografia: a busca e leitura do mapa do nosso pedaço

    Nível 3: Produção do mapa de percepção de riscos e vulnerabilidades sociais e climáticas do pedaço, Avaliação das áreas e elementos de risco, Fatores estratégicos de prevenção, Oficina de cartografia social com a comunidade

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 20

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O Projeto Escolas Seguras é realizado pelo Instituto Conservação Costeira, em parceria com o CEMADEN Educação. Foi idealizado após a tragédia de fevereiro de 2023, quando ocorreu um dos maiores eventos climáticos do país, que culminou na maior tragédia humanitária e ambiental do município de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

Com a finalidade de educar jovens para a prevenção de riscos de desastres, esse projeto integra a educação climática e ambiental em 4 escolas públicas da Costa Sul de São Sebastião: Escola Municipal Henrique Tavares De Jesus, em Barra do Sahy, Escola Municipal Walkir Vergani, em Boiçucanga, Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, em Juquehy e Escola Técnica Estadual, na Vila Sahy.

No módulo “Cartografia Social”, a atividade possibilitou a construção de mapas participativos pelas pessoas da comunidade, favorecendo o diálogo entre elas e incentivando a reflexão das potencialidades e das fragilidades do lugar onde vivem.

Além disso, a atividade proporcionou a especialização do conhecimento e percepções das pessoas que vivem na dada localidade, em base cartográfica (mapas e imagens de satélite) com vistas à prevenção de desastres naturais e a reflexão sobre estratégias de prevenção de desastres naturais (formas de adaptação, rotas de fuga, lugares seguros, grupos ou pessoas vulneráveis) e especializá-las em base cartográfica.

A Escola Plínio Gonçalves de Oliveira, localizada em Juquehy (São Sebastião), teve sua estrutura destruída por um deslizamento de terra em fevereiro de 2023, e hoje conta com ações educativas voltadas para a prevenção de desastres naturais, como parte das atividades do Projeto Escolas Seguras, realizado pelo Instituto Conservação Costeira.

O módulo “Cartografia Social” envolveu uma série de encontros. No primeiro encontro, os alunos participaram de uma roda de conversa para entender o conceito de cartografia social, sua metodologia e relevância. Eles também definiram perguntas norteadoras para entrevistas com a comunidade e analisaram mapas, fotos e imagens aéreas da escola e de seu entorno.

No segundo encontro, foi realizada uma saída de campo para mapear e identificar as ruas e suas nomenclaturas, além de conduzir entrevistas com membros da comunidade tradicional e moradores do entorno da escola. Durante essa etapa, os alunos também identificaram áreas de risco, como locais propensos a deslizamentos e alagamentos, bem como áreas seguras.

Por fim, os alunos colaboraram na produção de um mapa social, que sintetiza os aprendizados e informações coletadas, promovendo um diálogo sobre os riscos ambientais e estratégias de segurança.

Galeria de imagens

Foto 1

Saída de campo para mapeamento de ruas e entrevista com moradores sobre áreas de risco

Foto 2

Produção do mapa da Cartografia Social

Foto 3

Produção do mapa da Cartografia Social

Arquivos complementares

  • WhatsApp-Video-2024-11-17-at-19.13.50.mp4 13 mb

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Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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