Cartografia Social - São Sebastião/SP - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Cartografia Social – São Sebastião/SP

Uma iniciativa de Instituto Conservação Costeira (ICC)

Enviado em 18/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Cartografia Social
  • Descrição

    Nível 1: Mapa de riscos de desastres, Seu município tem mapa de riscos naturais? 

    Nível 2: Cartografia: a busca e leitura do mapa do nosso pedaço

    Nível 3: Produção do mapa de percepção de riscos e vulnerabilidades sociais e climáticas do pedaço, Avaliação das áreas e elementos de risco, Fatores estratégicos de prevenção, Oficina de cartografia social com a comunidade

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 20

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O Projeto Escolas Seguras é realizado pelo Instituto Conservação Costeira, em parceria com o CEMADEN Educação. Foi idealizado após a tragédia de fevereiro de 2023, quando ocorreu um dos maiores eventos climáticos do país, que culminou na maior tragédia humanitária e ambiental do município de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

Com a finalidade de educar jovens para a prevenção de riscos de desastres, esse projeto integra a educação climática e ambiental em 4 escolas públicas da Costa Sul de São Sebastião: Escola Municipal Henrique Tavares De Jesus, em Barra do Sahy, Escola Municipal Walkir Vergani, em Boiçucanga, Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, em Juquehy e Escola Técnica Estadual, na Vila Sahy.

No módulo “Cartografia Social”, a atividade possibilitou a construção de mapas participativos pelas pessoas da comunidade, favorecendo o diálogo entre elas e incentivando a reflexão das potencialidades e das fragilidades do lugar onde vivem.

Além disso, a atividade proporcionou a especialização do conhecimento e percepções das pessoas que vivem na dada localidade, em base cartográfica (mapas e imagens de satélite) com vistas à prevenção de desastres naturais e a reflexão sobre estratégias de prevenção de desastres naturais (formas de adaptação, rotas de fuga, lugares seguros, grupos ou pessoas vulneráveis) e especializá-las em base cartográfica.

A Escola Plínio Gonçalves de Oliveira, localizada em Juquehy (São Sebastião), teve sua estrutura destruída por um deslizamento de terra em fevereiro de 2023, e hoje conta com ações educativas voltadas para a prevenção de desastres naturais, como parte das atividades do Projeto Escolas Seguras, realizado pelo Instituto Conservação Costeira.

O módulo “Cartografia Social” envolveu uma série de encontros. No primeiro encontro, os alunos participaram de uma roda de conversa para entender o conceito de cartografia social, sua metodologia e relevância. Eles também definiram perguntas norteadoras para entrevistas com a comunidade e analisaram mapas, fotos e imagens aéreas da escola e de seu entorno.

No segundo encontro, foi realizada uma saída de campo para mapear e identificar as ruas e suas nomenclaturas, além de conduzir entrevistas com membros da comunidade tradicional e moradores do entorno da escola. Durante essa etapa, os alunos também identificaram áreas de risco, como locais propensos a deslizamentos e alagamentos, bem como áreas seguras.

Por fim, os alunos colaboraram na produção de um mapa social, que sintetiza os aprendizados e informações coletadas, promovendo um diálogo sobre os riscos ambientais e estratégias de segurança.

Galeria de imagens

Foto 1

Saída de campo para mapeamento de ruas e entrevista com moradores sobre áreas de risco

Foto 2

Produção do mapa da Cartografia Social

Foto 3

Produção do mapa da Cartografia Social

Arquivos complementares

  • WhatsApp-Video-2024-11-17-at-19.13.50.mp4 13 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Prof. Expedito Camargo Freire – Campos do Jordão/SP
  Relato da Ideia/Projeto A Escola Estadual Prof. Expedito Camargo Freire, a partir da divulgação da Campanha #AprenderParaPrevenir, refletem sobre a importância de trabalhar com o tema “Educação em ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Cel. Queiroz – Redenção da Serra/SP
Relato das Ações O Vice Diretor do Programa Escola da Família da E.E. Coronel Queiroz, em Redenção da Serra, Diretoria de Ensino – Região de Taubaté elaborou o Projeto ...
#AprenderParaPrevenir2018
FATEC – E. M. E. F. Verano Camara – Jacareí/SP
Pingo D’Água     Objetivos: Difundir conhecimento adquirido na disciplina de Hidrologia em Escolas do município de Jacareí e auxiliar de forma prática os professores a abordar alguns assuntos do ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Barão Monte Santo – Mococa/SP
Relato das Ações Breve relato sobre os dois projetos que estão sendo desenvolvidos na Escola Barão de Monte Santo. Horta Eco educativa e o Bananal. Projetos estes que promovem ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Prof. Geraldo Martins dos Santos – Paraibuna/SP
Título:  Patrulha da Prevenção contra as mudanças climáticas. Objetivos:  Conscientizar os alunos envolvidos, para a compreensão do aquecimento global e das mudanças climáticas através da mediação do livro educativo; Envolver e ...
#AprenderParaPrevenir2023
Jogo educativo: Agente de Defesa Civil Mirim – Recife/PE

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações