Alunos do Ensino Médio do Colégio Unifebe como agentes de mudança: elaboração de protótipos para enfrentar os desafios dos desastres ambientais – Brusque/SC
Objetivos da iniciativa
O projeto teve como questão norteadora: Como os alunos do Ensino Médio do Colégio Unifebe podem contribuir para mitigar os efeitos dos desastres ambientais em Santa Catarina?
Objetivos de aprendizagem:
- Analisar dados para identificar desastres ambientais;
- Propor soluções para mitigar as causas ou os impactos dos desastres ambientais;
- Criar um protótipo com vistas a minimizar os impactos ou as causas dos desastres;
- Relacionar o tema escolhido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis;
Metodologia: Aprendizagem Baseada em Projetos tendo por base a abordagem STEAM.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Escorregamento / Deslizamento de terra
- erosão costeira
- vendaval / ciclone
- Outro(s)
- Outros: Chuva de granizo, geada, abelhas
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade escolar
- Universitários
- Professores
- Educadores populares
- Outro(s)
- Outros: Secretária da Educação do município, Secretária do Meio ambiente do município
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Passo 1: Para criar ancoragem de ideias e engajar os alunos no assunto, foram realizadas palestras com o Coordenador da Defesa Civil de Brusque – Edevilson Cugik, e também com a presidente do Comitê de Sustentabilidade da Unifebe – Tamily Roedel.
Passo 2: A partir das palestras e de pesquisas preliminares os alunos desenvolveram um Brainstorm para eleger um desastre a ser explorado.
Passo 3: Os alunos receberam mentorias de professores especialistas nas áreas que escolheram (Engenheiros Mecânicos, Civis, Eletrecistas, Ambientais, Tecnologia da Informação, Biólogos, Arquitetos, entre outros), para que tivessem subsídios para idear a contrução dos protótipos.
Passo 4: Através de uma parceria com os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, os alunos do Ensino Médio utilizaram os laboratórios da Universidade para desenvolver a construção e programação dos protótipos.
Passo 5: Foi realizada uma Feira para apresentação dos protótipos em que estiveram presentes mais de 500 pessoas, incluindo autoridades do município, familiares, comunidade escolar e universitária.
Principais resultados alcançados
Os alunos desenvolveram protótipos viáveis para a utilização da população em geral. Muitos deles envolveram a programação em placas de arduíno e podem ter potencial de aplicabilidade direta.
Abaixo a descrição de alguns dos protótipos desenvolvidos:
- Sensor de desbarrancamento;
- Jardim de chuva para proteção contra alagamentos;
- Barreira de água contra inundações;
- Lançador de sementes: para melhorar o assoreamento e a mata ciliar em regiões de difícil acesso;
- Biomanta inteligente: para evitar deslizamentos;
- Piso permeável: uma solução para inundações e alagamentos;
- Medição e previsão de enchentes: um sistema desenvolvido para auxiliar a Defesa Civil no monitoramento;
- Bueiro ecológico;
- Sistema de drenagem de água;
- Eco-telha mecanizada;
- Barreira de geadas;
- Lixeira de vidro subterrânea;
- Ventos transformados em energia;
- Caixa automatizada para abelhas sem ferrão;
- Barreira automática contra inundações no interior de moradias.
Divulgação dos trabalhos desenvolvidos em um evento científico promovido pela Universidade, o que une o projeto à questão da Iniciação Científica; A Feira de divulgação contribuiu para conscientizar sobre o assunto da educação climática, tendo como pano de fundo o momento que Santa Catarina está passando, muita chuva, enchentes, alagamentos, inundações e desbarrancamentos; O desenvolvimento do projeto trouxe a associação entre os ODS e a educação climática, de maneira a posicionar os estudantes como agentes da mudança, onde eles puderam colocar-se diante do problema e construir uma solução.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
O Projeto foi desenvolvido no Colégio por três professores: Heitor Paloschi (Química), Jéssica Leme Cano (Física) e Simone Sobiecziak (Matemática).
Para além desses três idealizadores, muitos outros apoiadores fizeram parte:
Prefeitura de Brusque – através da Secretaria de Educação do Município e da presença da secretária de Educação no evento de apresentação dos trabalhos;
Prefeitura de Guabiruba (município vizinho) – através da Secretária e Fiscal de Meio Ambiente que estiveram presentes no evento de apresentação dos trabalhos;
Defesa Civil de Brusque – através de palestras e também de monitorias e visitas dos alunos na Defesa Civil;
Comitê de Sustentabilidade da Unifebe por meio da Presidente Tamily Roedel que participou de todo o processo do início ao final;
Alunos de cursos de graduação: Egenharia Mecânica e Engenharia de Produção;
Professores do Colégio;
Professores da Universidade:
Leonardo Anésio – Coordenador do Laboratório de Inovação – ORLA
Júlio Frantz: Professor dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção e mentor da parte eletrônica dos projetos e Laboratórios;
Milton Pinotti: mentor do desenvolvimento dos trabalhos nas áreas de Engenharia Mecânica e Elétrica e Laboratórios;
Rodrigo Blodorn: mentor do desenvolvimento dos trabalhos nas áres de Engenharia Mecânica e Laboratórios;
Radialistas das rádios locais que vieram prestigiar o evento de divulgação;
Pais, parentes e amigos dos alunos que desenvolveram o projeto;
Acadêmicos e comunidade em geral que estiveram presentes no evento de apresentação.
Laboratório de Inovação – Orla (Coordenador e Diretor Leonardo Anézio)
No site \\\\\\\\\\\\\\\”Book Creator\\\\\\\\\\\\\\\” cada grupo elaborou o seu portfólio:
https://read.bookcreator.com/library/-NRxB3TM8zPaWjpgzVUC (acesso somente pelo computador)
Nesse link é possível visualizar o percurso de desenvolvimento de todos os protótipos desenvolvidos.
Galeria de imagens
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/WhatsApp-Image-2023-11-13-at-17.07.12.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/WhatsApp-Image-2023-11-13-at-17.02.00-1.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/WhatsApp-Image-2023-11-13-at-17.02.00.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/WhatsApp-Image-2023-11-13-at-17.01.59-1.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/WhatsApp-Image-2023-11-13-at-17.01.59.jpeg)