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A terra desliza – São Domingos do Prata/MG

Uma iniciativa de Escola Estadual Coronel José Gomes de Araújo

Enviado em 31/10/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Outro tipo de atividade/ação educativa
  • A Terra Desliza
  • Nossa Escola é Vunerável?
  • Descrição

    Debate sensível sobre algumas consequências de desastres sobre as emoções e a vida das pessoas envolvidas.

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 12

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Os deslizamentos de terra são fenômenos naturais potencializados pela ação humana. Eles são resultantes de movimentos de massa que ocorrem na superfície terrestre. A partir dessa movimentação, uma grande quantidade de diversos rejeitos é movimentada no meio natural, gerando inúmeros impactos no espaço geográfico.

Apesar de a Assistência Social do município ainda não ter números exatos, São Domingos do Prata também registrou diversas ocorrências de deslizamentos de terra, alagamentos e soterramentos de veículos com as chuvas dos últimos dias.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, diversas equipes de trabalho estão de plantão para atender os casos mais urgentes. A situação é mais preocupantes  na avenida Getulio Vargas, no centro da cidade. Nesta quarta-feira, 21, a Prefeitura vai fornecer mais informações sobre as ocorrências.

São Domingos do Prata é a primeira cidade do estado a decretar situação de calamidade pública por causa dos estragos provocados pelas chuvas neste ano. O decreto foi oficializado pelo governo do estado e publicado no boletim da Defesa Civil estadual.

 

Foto 1

imagens de deslizamentos proximos

Foto 2

situação das estradas

Foto 3

resultados que acontecem com os onibus

Foto 4

Capa do projeto

Link: vídeo da ação

https://globoplay.globo.com/v/13052477/

Arquivos complementares

  • Design-sem-nome-2.pdf 2 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
CCST/INPE – E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – São José dos Campos/SP
Título:  Mapeamento participativo. Objetivos:  Identificar áreas de riscos associados a eventos hidrometeorológicos na comunidade de São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Propor medidas de adaptação aos diferentes riscos identificados. Desenvolver estratégias para ...
#AprenderParaPrevenir2017
Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal – Juiz de Fora/MG
Título do projeto: Prevenção de risco de desastres socioambientais no Colégio João XXIII Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco Tendo em vista que a cidade de Juiz ...
#AprenderParaPrevenir2020
Universidade Federal de São João del-Rei – Escola Estadual Governador Milton Campos e outras/MG
Título da campanha:  Risco de desastre! Podemos reduzí-lo? Objetivo:  Promover um debate sobre temas socialmente importantes, relacionados às condições de perigo, vulnerabilidade e riscos nos espaços de vivências das pessoas ...
#AprenderParaPrevenir2020
Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes – Centro Educacional Social Cultural João Martins, Jaboatão dos Guararapes/PE
Título da campanha:  Turminha do NUPDEC em Ação. Objetivo:  Estimular crianças e adolescentes quanto às orientações sobre riscos e desastres por meio de atividades lúdicas, refletindo sobre os riscos socioambientais ...
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Salvador/BA
Título do projeto: Defesa Civil nas escolas Desenvolver a educação da sociedade para os riscos de desastres. O objetivo é tornar o Estado mais resiliente, contando com o apoio ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Euclides da Cunha – São José do Rio Pardo/SP
Projeto “Prevenir é melhor que remediar” O presente projeto tem o objetivo de incorporar de forma transversal ao currículo escolar conceitos de Redução de Risco de Desastre e/ou Acidentes, ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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