Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
Enviado em 22/12/2020
Título da campanha: Projeto de extensão Aprender para Prevenir e NASFE na construção de Cidades Resilientes.
Objetivo: O Projeto Aprender para Prevenir, no ano de 2020, teve seu foco inicial voltado para a realização de atividades educativas, em escolas da rede pública de ensino de Juiz de Fora, com a temática da prevenção contra o risco de desastres ambientais, a partir de dinâmicas, debates e brincadeiras com as crianças. Contudo, no momento em que as aulas presenciais foram suspensas, houve uma ampliação do projeto, no sentido de integrar a universidade, à comunidade escolar e ao município como um todo. Isso se deu a partir da inscrição da cidade de Juiz de Fora na Campanha Construindo Cidades Resilientes, promovida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre.
Público envolvido: A equipe do projeto é formada, atualmente, por três discentes da graduação de Engenharia Civil e dois professores coordenadores da Universidade Federal de Juiz de Fora. Além de sua parceria com o Corpo de Bombeiros, e a atuação conjunta com a Prefeitura de Juiz de Fora e suas diversas secretarias, as ações desenvolvidas abrangeram cerca de 238 participantes respondentes da consulta pública no Workshop realizado via YouTube, contando com mais de 880 visualizações no último dia de evento. Vale destacar que,
além do exposto, todo o planejamento de atividades para aplicação na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves foi pensado para um público de cerca de 60 crianças do 5º ano do ensino fundamental, estendendo-se aos familiares e professores.
Atividades: As primeiras ações foram pautadas na preparação de material para ser aplicado às crianças, professores e familiares. Para tanto, foram elaborados materiais ilustrativos, como slides, panfletos e questionários, para inserir os alunos nos temas de deslizamentos, inundações, lixo, queimadas e desmatamento. Posteriormente, partindo para o outro eixo de atividades realizadas pelo projeto, foi mantido o vínculo já existente com a escola, em que o vice-diretor contribuiu na autoavaliação da cidade, com base em suas experiências relativas ao ambiente escolar e tudo que o cerca. Para auxiliar nesta avaliação, a Secretaria de Educação também se fez presente, com uma análise ampla da situação desta comunidade. O Aprender para Prevenir teve um papel importante na facilitação da ponte entre estas instituições e o governo local, que se estenderá em momento futuros.
Resultados: A partir das ações desenvolvidas em conjunto com os gestores públicos e a comunidade, foi possível, além de conscientizá-los através do envolvimento com a questão da resiliência, identificar pontos de melhoria na cidade, envolvendo, inclusive, a região no entorno da escola. Com isso, com a participação de atores relevantes no processo da resiliência e da autoavaliação, podem ser realizadas ações mais estratégicas voltadas à população e à comunidade escolar, uma vez que planos de ação podem ser estruturados com base nos resultados das demandas do município obtidos através da consulta pública no Workshop.
Outras informações: O Projeto Aprender Para Prevenir, juntamente com o programa de extensão NASFE, tem como meta a continuação do projeto dentro das propostas da Pró-reitoria de Extensão da UFJF (PROEX), mantendo o foco na educação ambiental para formar uma comunidade mais resiliente, tendo parceiros e apoiadores importantes como o 3° COB/CBMMG e a Prefeitura de Juiz de Fora.