A 8ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir já começou! O lançamento aconteceu no último dia 7 de agosto e apresentou o tema do ano: “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma”. Escolas, instituições de educação não-formal, defesas civis, instituições de ensino superior e coletivos estão convidados para a mobilização que dá ênfase à redução das vulnerabilidades e dos riscos de desastres nos territórios. 

Assista ao lançamento da 8ª Campanha #AprenderParaPrevenir no Canal do Youtube do CEdu

A participação esse ano pode se dar de duas formas. A primeira   por meio das Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Programa Cemaden Educação. Basta realizar uma das atividades propostas no seu território e enviar os resultados percebidos ao final da jornada. Entre os temas, estão:  A Terra Desliza; História Oral; Nossa Escola é Vulnerável; Cartografia Social; Bacia-Escola e PluviPet+App. 

A outra possibilidade é para quem prefere fazer uma nova proposta, criando outro tipo de ação ou atividade com base nas experiências dos territórios. Mesmo que tenham sido realizadas em anos anteriores, é possível se inscrever e compartilhar os seus resultados e inovações com a rede desde que a ação seja inédita. O importante é que todas as mobilizações estejam relacionadas com a Educação em Redução de Riscos de Desastres e com a Educação Ambiental Climática e que não tenham sido inscritas em edições anteriores da Campanha #AprenderParaPrevenir.

Entre as ações, podem ser inscritas: oficinas, eventos, projetos (em andamento ou concluído), palestras, campanhas, formações com professores/as, estudantes e comunidades, atividades de pesquisa, de extensão, de estudo do meio, mapeamento, monitoramento, entre outros.

Participar da campanha é simples e útil, pois engaja a comunidade , promove auto-conhecimento sobre o território para os/as moradores/as locais e ainda auxilia mais pessoas a conhecer diferentes maneiras de proteger a sua vida o/a e as da sua comunidade.

Acesse o regulamento> link

Passo a passo para as inscrições:

  1. Inscrição Prévia (até 30/09): Preencha os dados de manifestação de interesse em participar da campanha, aqui no site, neste link. 
  2. Acesse o link recebido pelo e-mail de confirmação para finalizar seu cadastro no Cemaden Educação.
  3. Escolha e realize uma ação: selecione uma das Jornadas Pedagógicas e realize uma das atividades propostas, ou realize uma ação de mobilização relacionada à temática da Campanha, até 31/10.
  4. Entrega das atividades (de 1 até 31/10): clique em “Inscrever na campanha 2024” e preencha o formulário com o registro das atividades/ações realizadas.

Pronto! Agora é só aguardar a avaliação da sua atividade ou ação, enviada para o e-mail cadastrado no momento da inscrição, a partir do dia 1 de novembro.

Para se inspirar

No site do CEdu você encontra um banco de iniciativas de instituições que participam da rede e foram premiadas nas últimas edições da Campanha. Acesse e se inspire!

Categoria Escola

Em 2017, a campanha trabalhou com o tema: Educação em Prevenção de Riscos de Desastres e, na categoria Projeto e ações educativas realizadas em 2016 – 2017, destacou a proposta: Ação positiva, inundação negativa inscrita pela escola E.M. Professora Maria de Lourdes Santos, da Praia Grande, litoral de São Paulo.

O trabalho envolveu uma pesquisa sobre o conceito e a função da Defesa Civil no município. Os/as estudantes realizaram entrevistas com familiares e a comunidade elaborando anamnese das situações de risco do local. Também fizeram exibição de vídeos educativos, como animações que abordam os processos naturais, ou não, que podem causar desastres.

Foto: E.M. Professora Maria de Lourdes Santos, da Praia Grande-SP.

Além disso, o grupo produziu cartazes, cartilha didática ilustrada para conhecimento do tema, criaram gráficos sobre a incidência de chuvas na região e uma análise que verificou as probabilidades de raios na área. Todas as etapas foram cumpridas com a presença ativa dos/as estudantes. 

Saiba mais sobre este projeto aqui

Água [D+ OU D-]= Desastre?” – este foi o tema da 3ª edição, realizada em 2018. E a ação Vegetação em Áreas de Encostas: Qual a Percepção de um Grupo de Moradores do Bairro do Jardim Jordão (Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco)?, inscrita pela Escola Amor Divino, em Pernambuco, esteve entre os resultados que receberam destaque no evento.

Os/as estudantes realizaram uma pesquisa com moradores/as locais da comunidade e realizaram uma exposição de álbum de exsicatas, contendo plantas próprias e impróprias para serem cultivadas e áreas de encostas. Também fizeram entrevistas com moradores/as para abordar o motivo de desmatamentos, as consequências dos deslizamentos e a importância da pesquisa para a comunidade. Saiba mais aqui

Foto: Escola Amor Divino, em Jaboatão dos Guararapes/PE

Categoria Universidade

O tema da 4ª edição da campanha foi: Reduzindo o risco de desastres: ações educativas em tempos de mudanças climáticas. Entre mais de cem projetos inscritos, destacou-se o Cursos de Formação de Educadores e Agentes Locais em Desastres, realizado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis – Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)/RJ, na categoria Universidade.

A ação consistiu em criar, executar e aprimorar projetos educacionais visando a prevenção de desastres, tendo agentes públicos e moradores/as de áreas de risco como principais parceiros/as na construção das estratégias.

Nesse contexto, profissionais da Educação, Saúde, Defesa Civil e Assistência Social, elaboraram propostas de intervenção no ambiente escolar, nas unidades de saúde e territórios das comunidades com riscos de desastres,  qualificando a percepção de risco e a atuação preventiva da população frente às ameaças, reduzindo suas vulnerabilidades. Saiba mais aqui

Foto: Instituto de Educação de Angra dos Reis – Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)/RJ

Categoria Defesa Civil

A 5ª edição, teve como tema: “Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?”, e entre as ações inscritas, destacou-se a “Turminha do NUPDEC em Ação”, realizada pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, na categoria Defesa Civil .

A proposta foi utilizar o teatro de bonecos para atuar com temáticas de prevenção, envolvendo múltiplas linguagens e ligando o tema ao imaginário e lúdico, evidenciando a expressão como instrumento para construção de conhecimento no processo pedagógico. Saiba mais detalhes aqui.

Foto: Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes

Categorias unificadas Coletivos/Movimentos Sociais + Outros

Na edição de 2023, com o tema: Clima de Desastres: Tempo de Agir, a Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais-IRI Brasil foi destaque com a ação: Pelo Direito de Respirar Ar Puro, realizada em Brasília, no Distrito Federal. O projeto teve como objetivo conscientizar e mobilizar a população, especialmente nas regiões da Amazônia Legal, sobre a conexão direta entre a preservação das florestas, saúde humana e os desastres climáticos que afetam esse aspecto da sobrevivência da população. Para isso, desenvolveram E-books tratando a temática da poluição do ar por decorrência dos eventos climáticos, diretamente associados ao desmatamento para os nove estados da Amazônia legal, “traduzido” para 5 matrizes religiosas (evangélico, católico, espírita, matriz africana, ayahuasca). Veja o material aqui.

Também trabalharam na difusão de mensagens nas redes sociais dos/as adeptos/as da campanha e veicularam mensagens nas rádios e organizações parceiras do Acre.

Foto: Campanha pelo Direito de Respirar Ar Puro – Guia para Lideranças de Matriz Africana

Promoveram treinamentos locais, presenciais e virtuais, sobre a temática e realizaram uma captação de recursos para a emergência climática do Amazonas. Saiba mais detalhes da ação aqui.

Chegou a vez do seu projeto:

A partir do dia 04 de setembro, a equipe do Programa Cemaden Educação vai realizar, no  Canal do Youtube do CEdu,  encontros virtuais para dialogar sobre a Campanha, com convidados/as especiais que já participaram do evento em anos anteriores e que vão compartilhar suas experiências. Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nada!.