Clima e Saúde: voz e visão dos adolescentes nos planos climáticos
Publicado em
Mini documentário de Catharina Chammas para o Instituto Árvores Vivas, registra os encontros das oficinas de aprendizagem do Projeto Clima e Saúde, conduzidas com 6 grupos de 4 Casas do Adolescente: Heliópolis, Pinheiros, M’Boi Mirim e Taboão da Serra. O Projeto Clima e Saúde foi uma das 6 iniciativas premiadas pelo Small Grants ClimatexHealth da Global Climate Health Alliance, que recebeu mais de 1.000 propostas de todo o mundo. A aplicação das oficinas ocorreu entre Abril e Maio de 2024, com mais de 200 participações e elaboração de mais de 100 propostas para combater os impactos das mudanças climáticas em seus territórios. Estas propostas foram consolidadas em um documento para apoiar a incidência política dos adolescentes junto a gestores públicos e de instituições que eles frequentam buscando mudanças importantes que salvam vidas ao mitigar e adaptar as condições das regiões onde vivem, frente ao estado de emergência climática planetária.
O Instituto Árvores Vivas conta com a parceria do Programa de Saúde do Adolescente, da Global Climate Health Alliance e apoio de inúmeras organizações, instituições e poder público como: Frente Parlamentar Ambientalista do Estado de São Paulo, Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Coalizão pelo Clima Crianças e Adolescentes, Projeto Embaixadores pelo Clima, Instituto Limpa Brasil, Instituto Ar, Movimento Nacional ODS de São Paulo, Deputada Estadual Marina Helou.
Este documentário amplia a voz e visão dos adolescentes para uma ampla incidência nacional e, demonstra as etapas e processos de cada uma das oficinas. Faça parte deste movimento, envie email para contato@arvoresvivas.org.br para multiplicar e aplicar este projeto em sua instituição. Publicado em 23 jun. 2024.