Minha história com o Programa Cemaden Educação-CEdu é uma experiência transformadora, que reflete em minha prática cotidiana de maneira significativa. Desde o início, a Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD) se mostrou fundamental para ampliar minha visão sobre as Mudanças Climáticas no território, na comunidade e na escola. Esse enfoque me fez compreender a necessidade urgente de fortalecer ações que promovam a resiliência das comunidades, estimulando-as e preparando-as melhor para enfrentar os desafios dos riscos, das vulnerabilidades e das mudanças climáticas.

Minha atuação no Cemaden, por meio das práticas do Cemaden Educação tem sido provocativa e inspiradora, ampliando meu olhar na busca de soluções inovadoras e efetivas nas comunidades e escolas que atuo. A cada dia, sou desafiada a repensar estratégias e a desenvolver práticas de comunicação e educação para redução de riscos e desastres, que possam realmente fazer a diferença na vida das pessoas. Trabalhar com ERRD não é apenas sobre responder as ações de emergência, mas também sobre estimular comunidades para que possam refletir e se adaptar de forma singular ao cotidiano do risco e aos problemas oriundos dos desastres.

A imagem abaixo reflete desenhos de crianças participantes do Projeto Resiliência Verde, desenvolvido na Comunidade do Retiro e Alto do Vento, Jaboatão do Guararapes – PE, 2023. 

O desenho criado por crianças entre 10 e 13 anos, aponta preocupações significativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 13. Este trabalho é uma expressão criativa, com reflexões visuais que destacam a importância da construção de ações concretas para a redução de riscos e desastres. Nos desenhos aparece uma praça com brinquedos e frases que apontam a preocupação com a redução dos riscos e desastres.

Observa-se no desenho, a criatividade das crianças, com um manifesto visual inspirador de como as comunidades podem se unir para enfrentar desafios socioambientais e climáticos com soluções sustentáveis em prol da resiliência. As oficinas realizadas nessa comunidade fizeram parte do Projeto Resiliência Verde, inscrito na Campanha #Aprender para Prevenir 2023, destacando o tema: “Clima de Desastres: Tempo de Agir”!

Autoras: Maria Eloá da Silva Soares, 11 anos e Julianny Gabriela da Silva, 12 anos.

O aprendizado que temos construído tem sido valioso, permitindo-me aplicar conhecimentos de maneira prática e participativa, sempre com o objetivo de melhorar o conhecimento e a compreensão do risco, por meio de ações participativas.

Assim, participar das ações e projetos do Cemaden Educação tem sido uma jornada enriquecedora, que diariamente reflete em minha prática e reforça a importância de educar para estimular percepções, fortalecendo laços e atuando em prol da educação ambiental (EA) e da resiliência comunitária.

Rejane Lucena, Geógrafa e Pedagoga.

E-mail: lucenarejane@hotmail.com

Pesquisadora do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres – GEGEP /UFPE