Enchentes no Vale do Taquari: oportunizando conhecimentos, práticas e reflexões interdisciplinares na EJA
01/09/2023
e
10/10/2023
Publicado em
Sobre a atividade
Os cursos d’água sempre foram locais de atração humana, pois oferecem diversas condições para a subsistência. No entanto, os rios possuem suas dinâmicas naturais, ou seja, em determinadas épocas do ano, devido às chuvas volumosas e intensas, as margens dos rios são inundadas. Dependendo das condições climáticas e dos fenômenos meteorológicos, desastres podem acontecer nas proximidades dos cursos fluviais. No início de setembro de 2023, devido a passagem de um ciclone extratropical, bem como a intensidade do fenômeno El Niño, chuvas intensas provocaram a cheia da Bacia do Rio Taquari-Antas, ocasionando enchentes que levaram vidas, casas, sonhos e esperança. Muitas informações foram divulgadas através dos meios de comunicação, entretanto, muitas vezes de forma pouco didática. Fake news foram propagadas induzindo a desinformação e interpretações equivocadas. Em vista desta situação, procurou-se desenvolver esta atividade, a fim de estudar a relação da bacia hidrográfica, do relevo e do volume de chuva que caiu na região. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada a busca de informações, mapas temáticos da região, reportagens da tragédia e práticas para compreender como o volume de chuva é medido. Um pluviômetro foi instalado no estacionamento da EMEF Dolores Alcaraz Caldas, a medição foi feita diariamente, durante uma semana. Após as anotações dos milímetros de chuva, a área do estacionamento foi medida para compreender o volume de chuva que caiu no local durante a observação. A interdisciplinaridade fez-se necessária, pois três componentes curriculares fizeram suas contribuições: Geografia, Ciências e Matemática. A partir das anáslises, verificou-se que o fenômeno ocorreu em decorrência de fatores climáticos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos, bem como ações humanas.