Trilhas a serem percorridas pela ciência cidadã em Unidades de Conservação
Publicado em
Entendendo que as UCs (Unidades de Conservação) são espaços públicos , ou seja, pertencem a todos e seu acesso é um direito, o envolvimento do público com a ciência que é produzida nas UCs é desejável. Neste sentido, há um grande potencial para a união das ações de educação ambiental que já são desenvolvidas nas UC com a ciência cidadã, permitindo a participação social e aproximando as UCs dos visitantes e das comunidades do entorno, podendo inclusive tornar mais transparente os processos de geração e de gestão dos conhecimentos nelas produzidos. Quando projetos de ciência cidadã são elaborados nas UCs permitem democratizar o conhecimento; potencializar as Unidades de Conservação como espaços educadores; promover a educação científica (aprendizagem em ambientes naturais estimulando a observação, a curiosidade, a formulação de questões e o envolvimento afetivo dos participantes); estimular a sensação de pertencimento desses cidadãos e a conexão com essas áreas protegidas.
Referência: VERULI, V.P.; GHILARDI-LOPES, N.P., 2022. Trilhas a serem percorridas pela ciência cidadã em Unidades de Conservação. Fonte: Nexo Políticas Públicas – seção Opinião. Publicado em 26 de setembro de 2022. Disponível em: Trilhas a serem percorridas pela ciência cidadã em unidades de conservação | Nexo Políticas Públicas (nexojornal.com.br) Atualizado em 28 dez. 2023.