i. Nesta atividade, vamos produzir coletivamente um mapa temático com base na percepção de riscos ambientais da comunidade escolar e do território ao redor. A proposta é mapear coletivamente os principais elementos de risco, pontos de referência e medidas de proteção identificadas pelos participantes.

Materiais necessários:

  • Mapa impresso da localidade (obtido na atividade anterior: Nível 2 | Atividade 1 – Cartografia: a busca e leitura do mapa do nosso território);
  • Papel vegetal ou plástico transparente para sobrepor/cobrir ao mapa (facilita o uso do mesmo mapa para outras atividades);
  • Fita adesiva para fixar o plástico ou papel vegetal ao verso do mapa;
  • Lápis de cor, canetas coloridas, régua;
  • Folhas sulfite, cola, etiquetas coloridas (opcional);
  • Fotografias da comunidade ou recortes de revistas que representem o território (opcional).

Produção:

  1. Prepare o mapa base: encape o mapa impresso com papel vegetal ou plástico transparente e prenda com fita adesiva. Esse material servirá de base para a produção do mapa temático.
  2. Defina o título do mapa: o grupo escolhe um título representativo e escreve na parte superior do mapa (por exemplo: “Percepção de Riscos Ambientais na Comunidade do Bairro X”).
  3. Identifique e represente os elementos no mapa (sobre o plástico) a partir das observações e discussões em grupo:
    • Pontos de referência gerais: escola, residências, igrejas, praças, estradas, rios, mercados etc.
    • Fontes de risco identificadas: ocupações irregulares, desmatamento, lixo acumulado, erosões, áreas com alagamentos, encostas com risco de deslizamento etc.
    • Áreas de risco: destacar com símbolos ou cores as regiões onde ocorrem inundações, escorregamentos de terra, rolamento de blocos, seca, incêndios, entre outros.
    • Medidas de proteção existentes: mata ciliar preservada, muros de contenção, cisternas, áreas de reflorestamento, estação de monitoramento etc.
Com base em JOLY, F. A Cartografia. São Paulo: Editora Papirus, 2005

ii. Produto: o resultado será um mapa coletivo de percepção de riscos, que pode ser exposto na escola, apresentado à comunidade ou compartilhado com a Defesa Civil local, contribuindo para ações de prevenção e adaptação aos desastres.