O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”
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Este texto apresenta uma resenha do livro Os Sete Saberes Necessários À Educação Sobre As Mudanças Climáticas5de autoria de Alfredo Pena-Vega publicado pela Cortez Editora publicado em 2023. O texto traz reflexões dos autores sobre suas interações na entrevista concedida pelo Dr. Alfredo Pena-Vega aos autores, divulgada no Canal Youtube NAPI EMERGÊNCIA CLIMÁTICA-Rede Pesquisa RIPERC 6. O livro é instigante e desafiador ao propor que compreender as mudanças climáticas e trabalhar com elas de maneira educativa é um compromisso ético dos mais velhos para com os mais novos. Outro aspecto relevante enfatizado no livro é o compromisso ético envolve tanto construir o conhecimento sobre as mudanças climáticas de maneira igualitária entre gerações e povos quanto criar mecanismos para que a voz dos mais novos e dos mais pobres seja ouvida. Isto requer que o conhecimento sobre o que está acontecendo com o clima seja considerado em sua complexidade estanques em que está hoje e compreendido como algo que perpassa toda a atividade e toda a vida human. Toda entrevista e também o livro são enriquecidos com exemplos, discussões e reflexões da atividade do Global Youth Climate Pact, atividade desenvolvida por Pena-Vega em nível global com jovens em idade escolar.
Entrevista disponível no Canal do Youtube: NAPI EMERGÊNCIA CLIMÁTICA-Rede Pesquisa RIPERC. Disponível em: https://www.youtube.com/live/4Yvws6Ox3RM?si=0bc2wyA24PH_iIlT. Gravada 3 de set. de 2023.
Referência: ALVES, Gustavo Biasoli; CARNIATTO, Irene; KATAOKA, Adriana Massaê Kataoka. O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32088. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32088. Acesso em: 26 jan. 2024.