Cidade Sustentável e Desenvolvimento Sustentável – Itu/SP
Objetivos da iniciativa
Despertar no estudante o interesse por soluções simples para tornar a vida no planeta Terra suportável a partir de ideias criativas na ocasião de construções residências e espaços urbanos públicos, partindo das observações cotidianas. O tema sobre mudanças climáticas é abordado nas séries do ensino fundamental e médio teoricamente, mas é preciso oportunizar aos estudantes agir e criar soluções para mitigar problemas a partir do seu espaço de vivência, pois as consequências/desastres relacionados estão cada vez mais presentes (ondas de calor, calor acima da média, regiões com escassez ou excesso de chuvas, escassez hídrica).
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Secas prolongadas
- ondas de calor
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Comunidade escolar
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Produção de maquete urbana sustentável e lapbook sobre desenvolvimento sustentável. Os alunos foram convidados a realizar uma atividade em que desenvolvessem práticas para a melhoria do meio ambiente. Após a proposta, eles decidiram produzir a maquete de um espaço urbano com material reciclável e um lapbook sobre o tema: desenvolvimento sustentável. Os trabalhos foram apresentados para a turma, bem como ficaram expostos no corredor da escola para apreciação.
Principais resultados alcançados
Os alunos mostraram interesse pela temática, o trabalho foi exposto para a turma onde estudam e ficaram em exposição para a comunidade escolar apreciar. Após a proposta da atividade eles se organizaram para realização, buscando a reutilização de materiais denotando interesse pelas causas ambientais. Problemas como inundação, enchente, enxurrada, ondas de calor, escassez hídrica são presenciados por alguns alunos, além de acompanhá-los em noticiários e redes sociais e pequenas ações podem reduzir os impactos que eles causam. Embora a ação tenha sido simples, ela contribuiu para o início das ações efetivas na comunidade, pois abordou a necessidade de adaptações em todos os espaços, incluindo os espaços da escola e do entorno, para posteriormente ampliá-lo para outras dimensões.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Alunos da escola, professora e gestão pedagógica.