Geodesastres Educação – Belém/PA
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A utilização dos jogos no aprendizado mostrou-se positiva, visto que a utilização de materiais lúdicos somada a competição entre equipes estimulou uma maior interação entre os discentes, além de possibilitar uma maior fluidez na dinâmica de ensino-aprendizagem e imersão no tema abordado. Observou-se que todos os alunos já tinham obtido contato direto ou indireto com os tópicos abordados. Entretanto, apesar de relatarem ter vivenciado situações práticas do tema, os mesmos sentiram moderada dificuldade em discernir o correto a se fazer durante uma inundação/alagamento ou incêndio urbano, além de demonstrarem encarar estes fenômenos com normalidade. Outrossim, em relação a proximidade do conteúdo com a realidade dos discentes, destaca-se que na atividade de construção do “Mural da prevenção”, 56,25% dos alunos optaram por selecionar imagens que representassem ações que corroboram para a ocorrência de inundações. Isto pode estar diretamente relacionado com o meio que os cerca, visto que, a área no entorno da instituição de ensino está situada em uma planície de inundação ocupada e canalizada, o que corrobora para uma exposição contínua a inundações. Ademais, pode-se pontuar que este formato de ação tem grande potencial na estimulação do protagonismo, pois ao entenderem os processos que podem gerar a ocorrência dos eventos adversos abordados, os alunos puderam ver o seu papel para a redução dos riscos e desastres. Nesse sentido, os materiais desenvolvidos alcançaram o objetivo de abordar essas temáticas de forma didática e lúdica, ensinando conceitos e formas de prevenção antes do desastre e durante do desastre.