Alunos do Ensino Médio do Colégio Unifebe como agentes de mudança: elaboração de protótipos para enfrentar os desafios dos desastres ambientais - Brusque/SC - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Alunos do Ensino Médio do Colégio Unifebe como agentes de mudança: elaboração de protótipos para enfrentar os desafios dos desastres ambientais – Brusque/SC

Uma iniciativa de COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UNIFEBE

Enviado em 14/12/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Os alunos desenvolveram protótipos viáveis para a utilização da população em geral. Muitos deles envolveram a programação em placas de arduíno e podem ter potencial de aplicabilidade direta.

Abaixo a descrição de alguns dos protótipos desenvolvidos:

  • Sensor de desbarrancamento;
  • Jardim de chuva para proteção contra alagamentos;
  • Barreira de água contra inundações;
  • Lançador de sementes: para melhorar o assoreamento e a mata ciliar em regiões de difícil acesso;
  • Biomanta inteligente: para evitar deslizamentos;
  • Piso permeável: uma solução para inundações e alagamentos;
  • Medição e previsão de enchentes: um sistema desenvolvido para auxiliar a Defesa Civil no  monitoramento;
  • Bueiro ecológico;
  • Sistema de drenagem de água;
  • Eco-telha mecanizada;
  • Barreira de geadas;
  • Lixeira de vidro subterrânea;
  • Ventos transformados em energia;
  • Caixa automatizada para abelhas sem ferrão;
  • Barreira automática contra inundações no interior de moradias.

Divulgação dos trabalhos desenvolvidos em um evento científico promovido pela Universidade, o que une o projeto à questão da Iniciação Científica; A Feira de divulgação contribuiu para conscientizar sobre o assunto da educação climática, tendo como pano de fundo o momento que Santa Catarina está passando, muita chuva, enchentes, alagamentos, inundações e desbarrancamentos; O desenvolvimento do projeto trouxe a associação entre os ODS e a educação climática, de maneira a posicionar os estudantes como agentes da mudança, onde eles puderam colocar-se diante do problema e construir uma solução. 

Galeria de imagens

Link: vídeo da ação

Arquivos complementares

  • LINK-DOS-PORTFOLIOS-PRODUZIDOS-PELOS-ALUNOS-6.pdf 84 kb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2018
E. M. Santa Tereza de Ávila – Jaboatão dos Guararapes/PE
NUPDEC: CONSTRUINDO UMA ESCOLA RESILIENTE Objetivos: Desenvolver ações de prevenção para Redução de Riscos e Desastres; Reconhecer os riscos existentes no entorno da escola e na comunidade; Reconhecer a importância ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Prof.ª Sylvia Portugal Gouvea de Sylos – São Jose do Rio Pardo/SP
Projeto: #APRENDER PARA PREVENIR Objetivos gerais: Este projeto tem dois objetivos centrais: estimular os alunos a entender o ciclo das chuvas e prevenir os desastres ambientais, e também de ressaltar ...
#AprenderParaPrevenir2024
O solo se comporta como uma esponja – São Sebastião/SP
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Iris Célia Cabanellas Zaninni – Assis Brasil/AC
A experiência teve uma boa execução, tendo em vista em que todos os envolvidos tiveram uma boa atuação durante a instalação do pluviômetro semiautomático na Escola Estadual de Ensino ...
#AprenderParaPrevenir2023
A importância do Reflorestamento para as mudanças climáticas – São Pedro do Sul/RS
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Mauro de Oliveira – São Paulo/SP
Educação em prevenção de riscos de desastres Micrometeorologia e as alterações climáticas O projeto promove abordagens inovadoras para o ensino e aprendizagem dos conteúdos ligados às alterações climáticas, utilizando ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando

    Notificações