Construindo Pluviômetros para as escolas de educação básica – União dos Palmares/AL
Objetivos da iniciativa
O objetivo principal do trabalho foi construir uma ferramenta prática, dinâmica e educativa: o pluviômetro caseiro. O intento foi empreendido pelos alunos de uma escola-piloto do Distrito de Rocha Cavalcanti, no município de União dos Palmares, com a contribuição de bolsistas da graduação em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Comunidade escolar
- Universitários
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
A metodologia para a confecção do pluviômetro caseiro é um projeto desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-Cemaden Educação (2022), das pesquisadoras Dra. Rachel Trajber e Dra. Ana Gabriela Araújo. As pesquisadoras usam essas experiências nas escolas para que os discentes reflitam e respondam a alguns questionamentos: a) como se observa e mensura o volume de chuvas no território da escola? b) como se instala uma rede de pluviômetros na comunidade escolar? c) por que é importante saber o quanto choveu ou há quanto tempo não chove? Com isso, discentes da Escola Municipal Dr. Antônio Gomes de Barros, juntamente com discentes/bolsistas da graduação do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) realizaram as etapas metodológicas: 1ª)ficou a cargo dos discentes/bolsistas da UNEAL, na qual eles, durante dois meses de 2022, pesquisaram trabalhos e atividades sobre as temáticas; 2ª) apresentaram o projeto de pesquisa à equipe gestora da escola. Essa etapa foi importante para a aproximação e facilidade do uso dos espaços escolares para as outras etapas da proposta. 3ª) foi a apresentação do projeto ao corpo docente da escola. Faz-se importante salientar que todos os docentes, das mais diversas áreas, participaram da reunião. 4ª) Nessa fase, todo o corpo gestor e funcionários estiveram presente na palestra de abertura do projeto. Nesse dia, apresentaram-se aos discentes as atividades que seriam realizadas na escola (palestra, oficina e minicurso). Nesse mesmo dia, os discentes/bolsistas explicaram a importância, para que serve; e que tipo de material eles necessitariam trazer para a confecção do pluviômetro.Após as etapas anteriores, os discentes/bolsistas realizaram uma palestra no ginásio poliesportivo da escola para fortalecer o pensamento crítico dos discentes e a relação das chuvas com inundações.Após essa conversa, iniciou-se a oficina de construção dos pluviômetros caseiros.
Principais resultados alcançados
Como resultados, foram confeccionados 50 pluviômetros caseiros, a participação de todos (gestores, professores, bolsistas e alunos) foi sem dúvida fundamental. Alguns discentes esqueceram a garrafa pet, entretanto nenhum aluno ficou sem participar na atividade. Os bolsistas da universidade dividiram algumas equipes para acolher aqueles que não haviam levado o material pedido.As confecções dos pluviômetros ocorreram no dia 26 de maio de 2023. Após a confecção, os alunos sugeriram que um deles fosse instalado na escola, e que todos dividissem a responsabilidade de ir acompanhando o resultado e coleta de dados.Após isso, foi sugerido que os alunos da escola, nos meses de junho e julho de 2023, acompanhassem e coletassem os dados na tabela em folha A4 que foi entregue. Daí os alunos da escola necessitariam observar as datas, e os horários (de 7h da manhã e às 14h) e ao final de cada mês, juntamente com o professor de Matemática, fossem realizado os cálculos dos resultados coletados, e os valores fosse colocado nos quadros de avisos da escola. Ainda foi sugerido aos discentes que procurassem um ambiente aberto e longe de obstáculos para o pluviômetro coletar o máximo possível de chuvas.Ao construírem o pluviômetro caseiro, os alunos, além de praticarem a coordenação motora, puderam começar a entender e correlacionar a alfabetização científica com seu cotidiano. Começaram, assim, a entender e a se preocupar, por exemplo, ante um pluviômetro cheio, um sinal de alerta decorrente do fato de que, aparelho cheio, rio cheio, e, se o rio está cheio, há um perigo iminente de inundação na comunidade. Os alunos, ao observar e coletar os dados decorrente dos pluviômetros caseiros deram um enorme passo para contribuir com a sua comunidade, pois eles podem, assim, ser multiplicadores e garantir a conscientização e informar a outras pessoas que um simples instrumento pode salvar vidas.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC)
Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidade Socioambiental (LEVSA)
Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares (SEMED)