Título da campanhaIconografia dos Desastres Socioambientais.

ObjetivoRefletir sobre os desastres socioambientais que ocorrem no ambiente urbano e rural, considerando a contribuição da geografia na leitura e entendimento do espaço geográfico através dos processos iconográficos, considerando a análise do território, da paisagem e do lugar. Considerando ainda, a relação da urbanização com a ocorrência dos desastres socioambientais, refletindo as diretrizes do Marco de Sendai (2015-2030) e dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda ONU 2030).

Público envolvidoSerão envolvidos estudantes de escolas do ensino médio, que serão integradas considerando a prática de estágio supervisionado a ser desenvolvida pelos alunos do Curso de Licenciatura em Geografia do 7º Período, EAD do Instituto Federal de Pernambuco/ Campus Limoeiro. Os estudantes das escolas públicas envolvidas, deverão fazer parte da Educação de Jovens e Adultos – EJA e do ensino médio 2º e 3º ano.

AtividadesTendo como princípio o papel da Geografia no processo educativo para Redução de Riscos de Desastres, os estudantes do 8º Período do IFPE/DEAD, realizarão recortes da paisagem das Cidades integrando elementos naturais, sociais e culturais, considerando a paisagem, o território e o lugar e os impactos gerados pelos desastres biológicos (COVID -19 /2020) e de origem hídrica na vida das pessoas.

ResultadosOs resultados, das atividades estarão relacionados à disciplina prática de Estágio Supervisionado III voltando-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como, ao 2º e 3º ano do Ensino Médio, na temática de Urbanização. As atividades farão parte do relatório Final de Estágio Supervisionado, considerando os conteúdos abordados e os resultados práticos obtidos, além da produção de vídeo para orientação e sensibilização dos estudantes. Pretende-se gerar roda de conversa envolvendo o tema desastres, evidenciando os tipos de desastres recorrentes nos municípios onde as escolas estão localizadas. Na roda de conversa, serão evidenciados a pandemia e as inundações, considerando imagens que levarão em consideração os aspectos históricos dos desastres. Os estudantes serão estimulados a desenvolverem estudo de caso, com notícias da internet sobre desastres do tipo inundação e pandemia, caracterizando e explicando suas causas e consequências. Serão divididos em equipe e irão elaborar um texto e um painel explicativo abordando os desastres já sofridos no seu bairro/Município e suas possíveis causas e as ações de prevenção realizadas pelo órgão de Defesa Civil do Município. Pretende-se realizar uma exposição na escola com a utilização de fotografias sobre riscos e desastres registradas pelos estudantes, destacando às áreas afetadas ao longo do tempo e os impactos sofridos. O objetivo é que o projeto seja realizado em escolas nos Municípios de Jaboatão dos Guararapes, a saber: Escola EREM Adelaide Pessoa Câmara, localizada no Município dos Jaboatão dos Guararapes e Escola Municipal Maria José de Medeiros, localizada em Passira, Pernambuco.

Outras informações:

A proposta é que o projeto seja desenvolvido na Escola EREM Adelaide Pessoa Câmara/Bairro de Marcos Freire, na Escola Municipal Alberto Santos Dumont, Bairro de Sucupira, localizadas no Município do Jaboatão dos Guararapes e na Escola Municipal Maria José de Medeiros, localizada no Município de Passira, Pernambuco.


REFERÊNCIAS
Acervo de Imagens ações de Proteção, Núcleo de Proteção e Defesa Civil. Superintendência de Proteção e Defesa Civil – Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, PE, 2020.


BARBOSA, Maria Edivani Silva. A GEOGRAFIA NA ESCOLA: ESPAÇO, TEMPO E POSSIBILIDADES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. xx, jan./jun. 2016. ISSN 2179-4510 – http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/


Derrame de Óleo, Jaboatão dos Guararapes, PE – 2019. Superintendência de Proteção e Defesa Civil – Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, PE.


Deslizamento de Barreira em Bairro dos Estados, Camaragibe – PE/ 2019. Disponível em
https://www.reportermt.com.br/nacional/queda-de-barreira-mata-1-e-deixa-6-desaparecidos/94083


Deslizamento de barreira em Jardim Monte Verde – Jaboatão dos Guararapes – PE/ 2019. Disponível em https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/06/13/adolescente-morre-em-queda-de-barreira-emjaboatao-quatro-pessoas-da-mesma-familia-ficam-feridas.ghtml


Enchente em Moenda de Bronze – Jaboatão. Superintendência de Proteção e Defesa Civil – Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, PE.


IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019


MARCHEZINI, Victor; FORINI, H. Almeida. Dimensões sociais da resiliência à desastres. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 24, n. 2, p. 09-28, maio-agosto, 2019. ISSN 1982-6745.
https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/13000


OLIVEIRA, Émerson Dias de. O ensino da Geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, região, e paisagem. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v.6, n. 1, p. 122-140, jan./abr. 2020


Pacientes vítimas da Pandemia do COVID 19 – UTI de Hospital Privado em São Paulo / 2020. Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/sao-paulo-ultrapassa-china-em-numero-de-mortes-por-coronavirus- 24431245


Queimadas no Pantanal / 2020. Disponível em https://www.msnoticias.com.br/editorias/geral-msnoticias/remake-de-pantanal-pode-deixar-de-abordar-queimadas-de-2020/102714/


ROSA, et al. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DE RISCOS
SOCIOAMBIENTAL. Ambiente & Sociedade n São Paulo v. XVIII, n. 3 n p. 211-230 n jul.-set. 2015

Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho – Minas Gerais/ 2019. Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/argentina-presta-solidariedade-ao-brasil-ap%C3%B3srompimento-de-barragem-1.688894.


Temporal causa alagamentos e fecha marginais em São Paulo, 2020. Disponível em
https://www.metropoles.com/brasil/temporal-causa-alagamentos-e-fecha-marginais-em-sao-paulo 


UNISDR – THE UNITED NATIONS OFFICE FOR DISASTER RISK REDUCTION, 2015. Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030. Available in: http://nacoesunidas.org/conferencia-de-sendai-adotanovo-marco-para-reduzir-riscos-de-desastres-naturais-no-mundo.

Equipe Responsável pelo Projeto
Orientação
Betânia Queiroz da Silva
Professora Formadora
Instituto Federal de Pernambuco – DEAD
André Gustavo Pereira de Queiroz
Tutor Presencial do Pólo Limoeiro/ DEAD
Instituto Federal de Pernambuco – IFPE
Claudiane de Queiroz Silva
Estudante 7º Período do Curso de Geografia
Instituto Federal de Pernambuco – DEAD
Núcleo: Limoeiro
Jaciane Bezerra da Silva
Estudante 7º Período do Curso de Geografia
Instituto Federal de Pernambuco – DEAD
Núcleo: Limoeiro
Patrícia Carla Ferreira de Queiroz
Estudante 7º Período do Curso de Geografia
Instituto Federal de Pernambuco – DEAD
Núcleo: Limoeiro
Mariluce Barbosa das Chagas
Pedagoga pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA
Estudante 7º Período do Curso de Geografia
Instituto Federal de Pernambuco – DEAD
Núcleo: Limoeiro
Quilde Moreira dos Santos
Estudante 7º Período do Curso de Geografia
Instituto Federal de Pernambuco – DEAD

Núcleo: Limoeiro

Parceria e Apoio Técnico

Rejane Lucena
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública
Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil
Superintendência de Proteção e Defesa Civil
Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes

Edição, Designer e Desenvolvimento
BioDiversidade Produções
MarcusASBarr
Mônica Matias