Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes – Centro Educacional Social Cultural João Martins, Jaboatão dos Guararapes/PE
Enviado em 22/11/2020
Título da campanha: Turminha do NUPDEC em Ação.
Objetivo: Estimular crianças e adolescentes quanto às orientações sobre riscos e desastres por meio de atividades lúdicas, refletindo sobre os riscos socioambientais e suas consequências no cotidiano das pessoas.
Público envolvido: Crianças e adolescentes residentes em áreas de risco, participantes do NUPDEC da comunidade do Retiro, Jaboatão dos Guararapes, PE.
Atividades: O projeto Turminha do NUPDEC – Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil traz uma proposta de atuar na prevenção de riscos de desastres por meio do teatro de bonecos, atuando com temáticas de prevenção a partir de atividades lúdicas. O trabalho de cunho pedagógico envolve múltiplas linguagens, no contexto da Educação para prevenção de riscos de desastres, estando ligado ao imaginário e lúdico evidenciando a expressão como instrumento para construção do conhecimento por meio do processo pedagógico. De acordo com Vargas e Bussoletti (2013), a propagação das práticas socioculturais da espécie humana através do Teatro é algo histórico. Tal postura também se aplica ao Teatro de Bonecos e ou Fantoches. Assim, as atividades são desenvolvidas partindo-se de temáticas relacionadas a riscos de desastres que integram direitos humanos em situação de emergência, resiliência comunitária, participação cidadã e dicas para redução de riscos de desastres. São realizadas ações itinerantes nas comunidades, ressaltando a construção de aspectos positivos ligados ao direito a construção da cidade resiliente com a participação cidadã. No Vídeo a seguir demonstra-se resultados das ações realizadas no cotidiano das comunidades, considerando temáticas relacionadas a desastres e orientação para prevenção. Considerando a pandemia e outros desastres e a necessidade da construção de um pensamento voltado a uma consciência planetária, o teatro de bonecos é um recurso que permite a construção da comunicação de forma lúdica, favorecendo a ampliação das percepções e ao mesmo tempo, do aprendizado por meio da ludicidade. Destaca-se que as oficinas presenciais acontecem nas escolas municipais e comunitárias, contudo, com a pandemia, a proposta de implementar as ações do teatro de bonecos de forma itinerante possibilitou uma orientação de porta em porta, onde através da brincadeira é construído um diálogo com a comunidade favorecendo a reflexão sobre os riscos de desastres no cotidiano através de uma comunicação lúdica.
Resultados: Os resultados, das atividades são observados na integração da comunidade no que se refere à participação quanto aos problemas enfrentados no cotidiano do lugar e ao mesmo tempo, no despertar quanto à participação cidadã para as ações de prevenção considerando a redução de riscos de desastres e a construção de significados nas interações desenvolvidas entre as pessoas no seu dia a dia. Ausubel (2000) evidencia que aprendizagem significativa é a relação existente entre as novas ideias e as prévias que estão relacionadas as vivências. Ou seja, um conhecimento já apreendido e sua relação com o que possa vir a conhecer, considerando que este faça sentido. Nesse sentido os saberes previamente construídos são representados em significados e sentidos, a partir das experiências e vivências dos sujeitos.
Outras informações:
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres – GEGEP/UFPE, Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres – ABRRD, Centro Educacional Social e Cultural João Martins – CESCJM e a Secretaria Municipal de Educação.
O projeto está em andamento e terá continuidade, considerando a importância do tema e a importância de permanência da abordagem do tema na comunidade e junto aos estudantes.
REFERÊNCIAS:
AUSUBEL, D.P. Psicología educativa: um punto de vista cognoscitivo. México, Editorial Trillas.
Traducción al español de Roberto Helier, de la primera edición de Educational psychology: a cognitive view, 1976.
CEMADEN EDUCAÇÃO. Reduzindo os Riscos de Desastres: Ações Educativas em Tempos de Mudanças Climáticas. Disponível em http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2019
MARCHEZINI, Victor; FORINI, H. Almeida. Dimensões sociais da resiliência à desastres. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 24, n. 2, p. 09-28, maio-agosto, 2019. ISSN 1982-6745. https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/13000
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 4.ed.São Paulo: Petrópolis, 2000.(Série Brasil Cidadão).
UNISDR – THE UNITED NATIONS OFFICE FOR DISASTER RISK REDUCTION, 2015. Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030. Available in: http://nacoesunidas.org/conferencia-de-sendai-adotanovo-marco-para-reduzir-riscos-de-desastres-naturais-no-mundo.
Equipe Responsável pelo Projeto
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Anderson Ferreira
Prefeito
Daniel Nascimento
Secretário Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública
Secretário Executivo de Serviços Urbanos
Carlos Alberto de Araújo Silva
Superintendência de Proteção e Defesa Civil
Artur Cavalcanti de Paiva
Produção
Rejane Lucena
Maria Victória de Albuquerque
Rayssa Alvim Ribeiro
Graziela Alves da Silva
Karina Salles
Fabianny Vanessa de Moura Araújo
Jurandir Clementino da Silva
Centro Educacional Cultural Social João Martins
Apoio Técnico
Daniela da Cunha Lopes – Assistente Social e Psicóloga
Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres – ABRRD
Damares Lopes de Albuquerque – Assistente Social e Advogada
Voluntária do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil
Edição, Designer e Desenvolvimento
BioDiversidade Produções
MarcusASBarr
Mônica Matias