E.E. Prof° Dinorá Pereira Ramos de Brito – São José dos Campos/SP
Enviado em 22/10/2019
Título: Tem um rio no meu caminho .
Objetivos: Estimular que a comunidade escolar re§ita sobre os riscos socioambientais no entorno da escola, seus elementos potencializadores, e as estratégias de prevenção de desastres naturais como aponta as atividades de cartografia social do Cemaden Educação; Entender como a ocupação desordenada do entorno da escola gera riscos na vida dos seus moradores , principalmente no leito inundável do Rio Cambuí; Conhecer as possibilidades do trabalho de cartografia social no 6° ano do Ensino Fundamental .
Público envolvido: 40 alunos do Ensino Fundamental II – 6° série A.
Atividades realizadas: Dentro da escola : 1° momento : É a sondagem de como o estudante do 6° ano percebe o lugar onde vive e relaciona com a transformação da paisagem. Qual a percepção que ele tem do Rio Cambuí. As histórias orais e descrever o percurso até a escola.
2° momento: Produção de Mapas Sociais. A atividade consiste no mapeamento do entorno da escola através da confecção do mapa social. A proposta é verificar principalmente a percepção que cada estudante tem do lugar onde vive. E a relação com o Rio Cambuí.
3° Momento: Roda de Conversa e socialização dos mapas. Os alunos socializam os mapas sociais, apontam as referências importantes e os riscos socioambientais.
Resultados: Durante a socialização, muitos estudantes perceberam que não incluíram o Rio Cambuí no mapa social, apesar do Rio ser muito próximo a escola. Foi possível perceber que todos alunos conhecem alguma história sobre desastres relacionados a chuvas, enchentes e inundações e o nosso próximo passo é fazer o registros das histórias orais e começar a desenvolver com a comunidade escolar um projeto de educação e redução do risco de desastres (ERRD).
Outras informações: Desenvolver com a comunidade escolar um projeto de educação e redução do risco de desastres (ERRD).