E.M. Jaequisandro Silva de Morais – Cortês/PE
Enviado em 17/10/2019
Título: Evidenciando a Prevenção de Desastres
Objetivos: Preparar e formar cidadãos com senso crítico ao tema de prevenção aos desastres, como sendo a melhor maneira de cuidar da comunidade em que vive.
Públicos envolvido: 224 alunos do primeiro ao quinto ano escolar.
Atividades realizadas: Neste ano de 2019, mais precisamente no mês de setembro, a Escola Municipal Jaequisandro Silva de Morais se integrou com parceria exclusiva com a defesa civil do Município que através desta ficou efetivado o programa “Defesa Civil nas Escolas”, cujo se compreende em diversas atividades durante o ano letivo inclusive com apresentações de teatros, visitas em áreas de riscos, vídeo aulas e tudo isso visando a prevenção e mitigação dos cenários adversos compreendidos na vida dos alunos desta escola, uma vez que , dos 224 alunos, 80% deles residem ou tem familiares em áreas de riscos, sendo este o principal propósito de darmos total atenção, buscando assim valorizar a vida como o bem maior. Já efetivando também para o ano de 2020 a inclusão da matéria de Defesa Civil no cronograma escolar, buscando a capacitação, levando aprendizados e informações as famílias dos alunos e consequentemente estamos plantando as sementes em lugar fértil buscando mudanças em um futuro bem próximo através da conscientização e ação destes alunos na comunidade em que vive.
Sendo a principal proposta de interação e integração da Escola/4ª Edição #AprenderParaPrevenir, estamos vivenciando na prática o aprendizado na prevenção e mitigação de possíveis cenários caóticos em nosso Município, visto que se compreende em 75% de suas áreas em risco R3 e R4. Esta campanha nos ajuda a nos mobilizar ainda mais no aprendizado sendo possível alcançar possíveis premiações a nível CEMADEN e ainda assim conseguirmos transcrever o tema prevenção, nas comunidades envolvidas por nossos alunos.
Nossos professores também passam por treinamentos e abordagens referente a riscos, acidentes domésticos e atendimento de emergência na escola, sendo possível estarmos preparados para agir diante os variados problemas que poderão surgir no desenrolar do ano letivo escolar.
Resultados: Tornar as crianças agentes multiplicadores de informação em suas casas e consequentemente cidadãos formadores de opinião referente ao tema desastres.
Outras informações: Através de parceria com a COMPDEC, o envolvimento local da comunidade através das NUPDECs, serão essencial para continuidade do trabalho, tornando possível toda realização das atividades. Informamos externamos nossos agradecimentos a COMPDEC- Cortês, por estar levando o tema a risco e mobilizar a escola na participação desta campanha fazendo esforços extraordinários para levar conhecimentos a todos os professores e alunos desta escola.