E.M. Visconde de Suassuna – Jaboatão dos Guararapes/PE
Enviado em 17/10/2019
Título: Passos para prevenção de Risco de Desastres.
Objetivos: Refletir sobre as mudanças climáticas e a importância de atuar em prol da
sustentabilidade .
Público envolvido: Estudantes do EJA, 4º e 5º. 48 estudantes.
Atividades realizadas: Construção de um álbum seriado com passos para prevenção de desastres, considerando os riscos socioambientais existentes no entorno da escola. A proposta tem envolvido estudantes do 4º e 5º ano considerando a integração das turmas na educação para redução de riscos de desastres através da construção de conceitos de riscos no ambiente urbano e suas consequências no cotidiano da comunidade. O trabalho tem uma proposta interdisciplinar participativa e democrática. A construção de uma perspectiva de promover um pensamento sustentável, a partir da formação de valores sociais, refletindo percepções e de que forma o trabalho poderá contribuir para mudança de hábitos, constituindo-se de novos saberes e o estímulo para melhoria de qualidade de vida.
Resultados: A partir das oficinas realizadas, foi construído um álbum seriado com os estudantes e também se estimulou a realização de um fórum da família, onde foi estimulado a construção de um debate com a Defesa Civil e a escola sobre os riscos e suas consequências e como o lixo contribui negativamente para proliferação de doenças, bem como alagamentos e inundações.
Outras informações: parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies- GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos. Observou-se que a produção do projeto tem propiciado condições para reflexão de práticas, onde os estudantes
procuram relacionar os conteúdos apreendidos ao cotidiano vivenciado.