Pedagogia de Quintais: A Relevância da Água para uma Vivência com Sustentabilidade

 

 

Fomentar a sensibilidade sustentável valorizando atitudes que possibilitem ações de preservação da natureza buscando evitar ou minimizar as enxurradas e inundações causadas pelo aumento do nível de agua dos rios provocado pelas chuvas. 
Objetivos específicos: 
– Possibilitar o entendimento de que a utilização da água para conservação das plantas é uma prática de sustentabilidade que deve ser vivenciada desde a primeira infância e contínuas; 
– Explicar para os alunos sobre as principais obras de enchentes; 
– Ampliar o intercâmbio entre escola, alunos e família, através de um aproveitamento criativo do espaço-tempo; 
– Incentivar a comunidade a contribuir com materiais recicláveis para manutenção da horta escolar; 
– Valorizar as aulas campos praticando procedimentos que contribui para o crescimento da horta desde a educação infantil; 
– Valorizar as aulas campo às margens do rio Itapecuru sobre a preservação da água para sobrevivência da humanidade;   
– Sensibilizar a comunidade da educação infantil para serem, autores mobilizadores de sua própria história; 
– Contribuir para despertar na criança a visão de que a água serve para manter a horta viva;
– Conscientização ambiental ressaltamos ressaltando a importância de não jogar lixo nas vias públicas para não haver entupimentos dos bueiros, fatos que podem desencadear ou intensificar as enchentes. 

 

Este projeto desenvolver-se-á em parceria com o Núcleo de Educação Infantil. Pretende-se envolver a comunidade escolar na utilização da água voltada para horta, no cultivo dos canteiros em recipientes reaproveitáveis, produção de adubo orgânico, aulas em campo, em palestras e oficinas de brinquedos voltadas para o fortalecimento da produção científica, e do conhecimento das questões ambientais, sem por medo nas mesmas e sim possibilidades de vivermos em um mundo melhor. 

O Projeto “Pedagogia de Quintais: a relevância da agua para uma vivência com sustentabilidade” será desenvolvido no C.E.I. Lucrécia Carneiro a partir do mês de setembro de 2017 envolvendo os crianças da modalidade Educação Infantil e se estendendo a toda comunidade escolar. A participação de todo corpo docente e demais funcionários da escola consistirá em um trabalho dinâmico e prazeroso. Cabe ressaltar que o mesmo, será desenvolvido com participação da comunidade escolar, com um total de aproximadamente 200 pessoas envolvidas (crianças, escolas vizinhas, pais e comunidade escolar). 
As ações da COM- VIDA para realização do projeto serão divididas em 06 etapas, no intuito de absorver a curiosidade individual e coletivas de cada um, não necessariamente relacionada com a temática sustentabilidade, mas que tenha conhecimentos diversificados acompanhados pelos professores vinculados com o lugar de convivência, sendo novas formas de conduzir por alternativas à escola, aproveitando as diferentes experiências, as ações são: 
1. Utilização da água para regar as plantas da horta escolar;       
2. Produção de adubo – As crianças juntamente com os professores produzirão adubos orgânico, inserindo em vasilha sobras de frutas, verduras e outros orgânicos e intercalando as camadas foi colocado pó de uma pequena serraria que fica bem próximo à escola; 
3. Realização de aulas campo – sendo que o ensino não pode ser meramente contemplativo, assim priorizamos neste, aulas campo, além do valor do natural, plantação de mudas e coleta deflores num pequeno subafluente do famoso rio Itapecuru da hidrografia nordestina;         
4. Feira com a temática: “Pedagogia de Quintais: a relevância da agua para uma vivência com sustentabilidade” com apresentações de murais de fotos e estratégias de aprendizagem, banner, mudas de plantas com nomes populares e científicos e receitas de quintais, além de brincadeiras e apresentações de observações com base científicas do espaço e tempo de desenvolvimento das plantas na vivência da sustentabilidade na escola e quintais;
5. Passeata verde no Bairro – para divulgar o projeto a comunidade caxiense e governantes do nosso município os possíveis resultados. “Mobilizar governos e a sociedade pela melhoria de vida da criança nas áreas de saúde, educação e proteção. (PNPI, 2010, p. 21); 
6. Finalização do evento com apresentação da horta com a temática: Pedagogia de Quintais: uma vivência com sustentabilidade. 
Além disso, os professores explicam aos alunos sobre os riscos de enchentes e inundações na cidade de Caxias – MA e no estado do Maranhão, e que desde a infância é necessário ter consciência do bom uso da água e dos materiais do ambiente para evitar os riscos de desastres. 

 

Rodas de conversas, passeios nas margens do rio Ítapecuru, desenhos do ambiente de passeio e imagens relacionada com a água do rio. Atividades relacionadas com a escrita, como textos mostrando o que a criança entendeu sobre a preservação da natureza para evitar desastres naturais como enchentes, inundações e outros.  

 

O resultado foi o aprendizado das crianças tendo consciência de que é necessário criar hábitos para preservar o meio ambiente tendo como foco principal a água do nosso planeta. Além disso, houve ações de comportamento dentro das escola, onde as crianças tomaram atitudes como não deixar torneiras do bebedouro aberta e não jogar água fora.