Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campos Ibirama – Ibirama/SC
Enviado em 28/09/2018
A Geografia, uma ciência natural e humana: identificação e análise de uma área de risco em Ibirama-SC
Objetivos: O projeto tem por objetivo estimular o interesse pela ciência geográfica em estudantes de ensino técnico integrado ao ensino médio, a partir de uma pequisa que pretende diminuir a aparente dicotomia entre a Geografia Física (abordada como um ramo das Ciências da Natureza) e a Geografia Humana. Para tal, será abordado um estudo de caso em que inicialmente, identificaremos um bairro do município de Ibirama-SC com grande potencial de conter áreas de risco. Após estabelecer o recorte espacial, espera-se como resultados a confecção de um mapa e uma tabela com a classificação do grau de risco das áreas contidas no bairro em questão. Pretende-se que, o processo de reconhecimento da diversidade social e ambiental do espaço urbano por parte do aluno, venha a contribuir na formação de seu pensamento crítico-reflexivo.
Objetivos específicos:
Discutir o papel da Geografia enquanto ciência, buscando um conhecimento da totalidade;
Identificar um bairro do município de Ibirama-SC com grande potencial de conter áreas de risco;
Confeccionar um mapa e uma tabela com a classificação do grau de risco das áreas contidas no bairro em questão;
Analisar o grau de risco das áreas identificadas, estabelecendo uma hierarquização desses riscos;
Reconhecer a diversidade social e ambiental do espaço urbano, de modo a contribuir na formação d seu pensamento crítico-reflexivo do aluno.
Público envolvido: O público envolvido dentro do IFC são estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio e os moradores das áreas de estudo com históricos recorrentes de deslizamentos de terra.
Atividades: As atividades são dentro da escola no que se refere a levantamento de dados bibliográficos, geração de tabelas e mapas e o artigo final. Será realizado trabalhos de campo com aplicação de questionários e visita nos locais para avaliar os deslizamentos e a percepção ambiental dos moradores que vivem nos locais de deslizamento de terra.
Resultados: Os resultados esperados são uma compreensão sobre a percepção ambiental e social dos moradores localizados numa área de risco traçando o perfil socioeconômico destas pessoas. Espera-se a partir dessa pesquisa, que uma discussão preliminar possa ser levantada entre discentes acerca do papel da Geografia enquanto ciência, buscando enxergá-la de maneira geral, como uma ciência que proporciona um conhecimento integrado, diminuindo a percepção desse caráter dicotômica (Física x Humana), bem verdade, existente num
próprio debate interno enquanto saber científico.
Também espera-se a partir do recorte espacial da realidade ibiramense, identificar, classificar e mapear áreas de risco de um bairro potencialmente problemático nesta questão, realizando uma análise numa perspectiva ambiental e social.
A partir dos resultados do projeto será elaborado um relatório e um artigo científico.