Chuva de Prata: Gotas de Ouro

Objetivos:
Geral: Viabilizar o sistema de caixas na captação, armazenagem e utilização da água das chuvas no espaço escolar.
Específicos:
Construir pluviômetro com materiais reutilizáveis;
Pesquisar a quantidade de pluviosidade anual do município de Lindóia do Sul e comparar com meses de estiagem/seca e meses com grande pluviosidade/chuva;
Tabular quantidade de água consumida no espaço escolar diariamente por todos: alunos, professores e funcionários e por pessoa;
Calcular a quantidade de água que pode ser captada nos telhados dos prédios da escola e possibilidade de armazenagem da água das chuvas;
Construir sistema de caixas na captação, armazenagem e utilização da água das chuvas no espaço escolar.

Público envolvido: todos os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais: 265, oriundos, em sua maioria do meio rural e pequena parte meio urbano do município, de classe social, em sua maioria, baixa; juntamente com a professora assistente técnica pedagógica, professores, direção da escola e engenheiro agrônomo da EPAGRI.

Atividades realizadas: leituras, conversas, discussões e registros escritos sobre a água e sua utilização. Estudo sobre as problemáticas encontradas diante de desastres ambientais como enxurradas e inundação quando há grande pluviosidade e secas, quando a comunidade fica com grande período de meses sem chuvas. A partir da construção de pluviômetro, tabulando dados da pluviosidade no espaço escolar durante um ano. Concomitante analisando a quantidade de água consumida diariamente por todos da escola e per capita.
De posse dos dados já descritos foi calculado a quantidade de captação de água das chuvas nos diferentes meses do ano e possibilidade de armazenagem, uma vez que há meses que ocorrem estiagem/seca e outros meses há grande pluviosidade/chuva, assim a captação de água é uma alternativa sustentável para minimizar a falta de água nos espaços de grande consumo.
Com acompanhamento técnico foi verificado os custos e meios de captação e armazenagem da água das chuvas de acordo com a área de captação.
Seminário de discussão e apresentação do projeto de atividades de conscientização, possibilitando que a comunidade escolar leve a ideia do projeto para sua morada e sua comunidade rural.

Resultados: a partir de leituras, levantamento e tabulação de dados, obter conhecimento da riqueza natural que é a água e sua gestão consciente, meses que ocorrem estiagem/seca e outros meses há grande pluviosidade/chuva. Também, diminuição de custos de água tratada com limpeza e sanitários no espaço escolar.
Destaca-se que o trabalho resultará numa conscientização da comunidade escolar e extensivo as famílias, de como aproveitar melhor água nos meses que há grande pluviosidade/chuva, assim a captação de água é uma alternativa sustentável para minimizar a falta de água nos meses que há estiagem/seca.

Outras informações:
Em andamento há ou projeto concomitante para o ano de 2019:
Título: Semeando Sustentabilidade
Questão Problema
As precipitações em forma de chuva são frequentes ao longo do ano na região Oeste de Santa Catarina, concomitante no espaço da Escola de Educação Básica Padre Izidoro Benjamin Moro. Mas há um período de estiagem/seca que torna-se pertinente encontrar uma maneira de aproveitar a água das chuvas no cultivo e propagação de árvores nativas, frutíferas, hortaliças e flores ornamentais. Como seria possível utilizar/captar a água na manutenção de um horto/abrigo para o cultivo de sementes e mudas?
Objetivos
Geral:
Viabilizar o sistema de caixas na captação, armazenagem e utilização da água das chuvas em um abrigo para a irrigação no cultivo de sementes e mudas de árvores nativas, frutíferas, hortaliças e flores.
Específicos:
Pesquisar o volume de pluviosidade do município de Lindóia do Sul presentes no projeto Chuva de Prata: Gotas de Ouro, escolhido para a IV Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente e apresentado na Feira Estadual de Ciências e Matemática;
Levantar inventário florístico de espécies nativas de árvores, flores, hortaliças e frutíferas da região para serem cultivadas no abrigo;
Pesquisar formas de cultivo das espécies determinadas anteriormente;
Construir sistema de caixas na captação e armazenagem da água da chuva;
Construir abrigo para cultivo de sementes e mudas;
Utilizar da água armazenada na irrigação para cultivo das sementes e mudas;
Observar o procedimento de cada espécie cultivada no abrigo para posterior propagação no espaço escolar e na comunidade.