Título: TEMPESTADE X ELETRICIDADE

SORTEADAPLUVI

Público-alvo: Ensino Médio – 1º ano A

Caracterização dos alunos: A turma tem 25 alunos frequentes, com diversos níveis de aprendizagem e pouco envolvimento nas atividades diárias.

Caracterização da Escola: A escola (PEI) conta com 22 professores, localizada na parte central da cidade, com total de 263 alunos no Ensino Fundamental e 184 no Ensino Médio. Desenvolve vários projetos entre eles, Palestras Educacionais Palestras Vocacionais, Educação Ambiental, Educação em Saúde e Sexualidade, Intervalo Olímpico, entre outras. Conta também com 13 modalidades diferentes de Matérias Eletivas.

Caracterização da comunidade escolar: A Escola está localizada no centro da cidade e recebe alunos oriundos de todos os bairros e zona rural. De acordo com o questionário sócio econômico realizado em 2015, verificou-se que os alunos pertencem a classe social de baixa renda.

Problematização: Por quê estamos presenciando tantas tempestades pouco observadas em nosso país?

Objetivo geral: – Instigar a iniciação científica;

-Despertar a partir de acontecimentos próximos (regional e local) o interesse por eletricidade e corrente elétrica.

– Propiciar o desenvolvimento das habilidades intrínsecas à investigação científica.

Metodologia de Ensino

Etapas Objetivos específicos Conteúdos Dinâmica das atividades
1 Relacionar tempestades e eletricidade Tempestade e eletricidade – Apresentação PPt dos últimos acontecimentos ocorridos devido as fortes tempestades na escola, na cidade e na região.
– Levantamento dos conhecimentos prévios sobre raios, tempestades, trovões e sua relação com a eletricidade
2 Investigar e compreender como funciona uma corrente elétrica Corrente elétrica – Realização de experimentos em grupos envolvendo corrente elétrica (fazer um pilha caseira usando a acidez do limão) e elaboração de hipóteses sobre corrente elétrica.
– Propor a busca de outros experimentos relacionados com o tema.
3 Aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia Aquecimento Global No Laboratório de informática apresentar a questão geradora: Por quê estamos presenciando tempestades pouco observadas em nosso país?
Realizar uma Pesquisa Orientada com apresentação de relatório.
4 Desenvolver as habilidades de pesquisa, elaboração de hipóteses, análise de resultados e conclusão; – Tempestade e eletricidade
– Corrente elétrica
– Aquecimento Global
Apresentação da conclusão dos grupos sobre a questão geradora e dos experimentos realizados.

Avaliação:
– Apresentação dos materiais e relatórios solicitados.
– Exposição dos resultados por grupos
– Participação e envolvimento

Referencial teórico:
New York Times, Videos de o Youtube ( trabalhados com a professora Rita Fernandes de Inglês)
– Apostila do aluno 8º ano volume 2;
– Livro didático Ciências da Natureza 9º ano
– Sites: – cienciaemcasa.cienciaviva.
– fisica-energiaesociedade
– pontociencia.org.br
– bloqnews – 15/10/2016
– diplomatique.org.br/artigo – 20/06/2016

Bibliografia:
Motokane, Marcelo Tadeu
Universidade de São Paulo (USP),artigo SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO
NO ENSINO DE ECOLOGIA – Revista Ensaio | Belo Horizonte | v.17 n.especial | p. 115-137 | novembro | 2015
Borges, T. (1997). Um estudo de modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, 2(3), pp. 207- 226.
Guimarães,Y. A. F.; Giordan, M. (2011). Instrumento para construção e validação de Sequências Didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F.
Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
RANZANI, Rosangela e PESSANHA, Márlon. Metodologias de Ensino e Avaliação em Sequências Didáticas Produzidas por Professores de Ciências.
IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS

Material utilizado:
– Laboratório de Informática;
– Data Show
– Laboratório de Química (Limão, batata, fios, garra jacaré, led , eletrodo de cobre e de ferro)