Campanha Aprender para Prevenir

A E.E. Paulo Virgínio é uma das escolas escolhidas pelo CEMADEN para implantação do Projeto piloto. Em 2015 recebemos um pluviômetro semiautomático (equipamento que mede a quantidade de chuva). O objetivo é promover o engajamento e a conscientização dos alunos e extensivamente dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais. As ações desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio englobam um universo de conhecimento que vai muito além da simples medição milimétrica de chuva no pluviômetro. Os alunos foram divididos em três grandes grupos em cada sala. O Grupo de Pluviômetros, os de História Oral e os de Bacias Hidrográficas. Cada grupo é responsável por uma ação junto à comunidade. O que tem chamado a atenção dos alunos para o Projeto é a contextualização da aprendizagem, o envolvimento com a comunidade e as atividades que são muito mais práticas do que teóricas:

  • Instalação de Pluviômetros de Garrafa Pet em áreas de risco no Bairro da Várzea do Gouveia ( inundação e deslizamento de encostas).

56

  • Construção de maquetes para compreensão do caminho percorrido pelos rios da nascente a foz e sua relação com os desastres naturais.

3 4

  • Entrevista com a comunidade para compreensão da percepção do risco em áreas de inundação.

1

  • Mapeamento das áreas de risco da cidade.

2