RECOMPOSIÇÃO DE MATA CILIAR

SORTEADAPLUVI

No dia 4 de novembro alunos do 8° ano B da escola municipal Cora Coralina, que participam do Projeto Observando os Rios da SOS Mata Atlântica, realizaram o plantio de trinta e quatro mudas de árvores de espécies nativas de Mata Atlântica, onde mensalmente ocorre o monitoramento da qualidade da água do Rio Tamanduateí. 

O local é conhecido por Tanque da Paulista, pois ali existia uma represa formada pela barragem feita pela empresa Porcelana Paulista que utilizava a água em sua produção. Em 1962, o tanque foi fechado e a calha do rio teve sua várzea ocupada por habitações. Hoje, este é um dos locais que sofrem com os problemas ocasionados pelas enchentes em Mauá.

O plantio foi planejado e acompanhado pelo Engenheiro Florestal do Departamento de Parques e Jardins, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e pela Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente. A execução contou também com a presença da responsável pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, da Professora de ciência da escola Cora Coralina,, e Representantes da Empresa Odebrecht Ambiental, responsável pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto sanitário da cidade.

Após uma aula ao ar livre sobre a importância da reposição da mata ciliar para a recuperação do Rio Tamanduateí e sobre técnicas de plantio,os alunos plantaram as mudas das espécies: peroba rosa, jequitibá branco, jequitibá rosa, guaiuvira, ingá, taiúva, pau ferro, mirindiba, grumixama, pau viola, ipê amarelo, babosa branca, dedaleiro, açoita cavalo, guatambu, canelinha, jatobá e aldrago.

img_3288-1

img_3325-1 img_3379-1