ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR 2020
O Programa Cemaden Educação quer convidar instituições de todo o país para a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020, dedicada à “Educação para Redução de Riscos de Desastres”- ERRD. Um tema urgente na educação que trata da percepção do risco de desastres socioambientais e das mudanças climáticas.
#AprenderParaPrevenir surgiu em 2016 em referência ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, da Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha mobiliza comunidades escolares e as incentiva a refletir e agir frente a desastres socioambientais. Em 2020, os participantes têm a missão de criar, a distância, devido à pandemia da Covid-19, CAMPANHAS de educação para a sua comunidade se mobilizar na prevenção dos riscos de desastres.
Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia, Programa de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica que atuam nas comunidades escolares, ou locais, são as instituições convidadas para participar.
Considerando que a pandemia é um desastre biológico, a Covid-19 deverá fazer parte das propostas deste ano e será fundamental envolver participantes de várias disciplinas e instituições. Destacam-se alguns aspectos gerais da #AprenderParaPrevenir 2020:
As inscrições para a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020 estão abertas de 1º de julho a 31 de outubro de 2020 – mês Internacional da Redução de Desastres Naturais.
“Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?”
O tema deste ano enfatiza a palavra desastres para alertar que eles podem ser múltiplos e ocorrer simultaneamente, agravando ainda mais uma situação. É o que ocorre no momento: vivemos um desastre biológico, a pandemia, ao mesmo tempo em que ocorrem outros desastres como deslizamentos, inundações, enxurradas, secas… e ainda exacerbados pelas mudanças climáticas (consulte conceitos básicos).
O que há em comum entre os diferentes tipos de desastres? São as nossas atividades humanas predatórias que provocam desastres em todo o planeta agravados pelas nossas vulnerabilidades: as desigualdades sociais, as condições de moradia e saneamento básico, as crianças e idosos, a falta de prevenção e a consequente dificuldade de resposta e de resiliência.
3.1. Objetivo geral
Promover a mobilização social com o intuito de criar intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre ERRD – Educação para Redução de Riscos de Desastres – no âmbito das comunidades escolares.
3.2. Objetivos específicos
#AprenderParaPrevenir 2020 é uma campanha nacional que incentiva a produção de campanhas locais que tratem das vulnerabilidades, ameaças, riscos e desastres nas comunidades.
É uma campanha de campanhas.
Para participar, a campanha educativa deverá abordar o desastre da pandemia e um outro desastre que ocorra na região, como por exemplo: deslizamentos de terra, inundações, secas, incêndios florestais, desastres tecnológicos, epidemias… (consulte conceitos básicos).
As campanhas produzidas pelas instituições serão divulgadas em âmbito nacional nas redes sociais do Programa Cemaden Educação e concorrerão a prêmios e sorteios.
As campanhas serão realizadas de forma remota, isto é, por razões da pandemia, a distância, e devem ter como foco a comunidade local (escolar, de preferência). As campanhas deverão ser elaboradas em grupos ou equipes, da forma mais coletiva possível.
Elas podem fazer uso de recursos tecnológicos e de comunicação: sites, blogs, redes sociais (Instagram, Facebook etc.), podcasts, músicas, vídeos, apresentações culturais gravadas em vídeo ou fotos, palestras, animações, jogos, aplicativos, linguagens de programação (por ex: Scratch, Stop Motion), entre outros.
A campanha deverá ser documentada em vídeo com a duração máxima de 3 minutos, créditos incluídos, para ser compartilhada #AprenderParaPrevenir. Serão aceitos vídeos nos formatos: mp4, mp3, wma, flv ou avi, totalizando até 100 MB.
Serão dois tipos de premiação: por votação popular no Facebook do Cemaden Educação e por mérito.
Em novembro 2020 as campanhas selecionadas (10% do número de inscrições válidas por categoria) serão publicadas no Facebook do Cemaden Educação para votação popular por meio de ‘likes’.
Um júri técnico premiará a melhor campanha por categoria (escola, defesa civil, universidade e programa saúde da família), consideradas como referências de boas práticas, para receberem um prêmio de mérito.
Use a criatividade!
A participação na campanha se dá por adesão voluntária.
1 de julho a 19 de dezembro de 2020
ETAPAS | PERÍODOS E PRAZOS |
1. Prazo final de envio da campanha local em vídeo | 19 de novembro |
2. Análise das campanhas e publicação no Facebook Cemaden Educação | Até 20 de janeiro |
3. Votação popular (likes) nas campanhas – Facebook Cemaden Educação | 21 de janeiro a 12 de fevereiro de 2021 |
4. Premiação das campanhas mais visualizadas e das campanhas escolhidas por mérito | 25 de fevereiro |
5. Envio dos certificados digitais de participação | 1º semestre de 2021 |
6. Envio dos prêmios | 1º semestre de 2021 |
Serão consideradas inscritas na #AprenderParaPrevenir 2020 somente as instituições que enviarem todas as informações solicitadas, abordando o tema e dentro do prazo.
As instituições com inscrições completas receberão certificado digital.
Serão doados:
Prêmios por mérito:
Prêmio da votação popular:
Quadro resumo – Distribuição dos prêmios será realizada da seguinte forma:
PÚBLICOS | VOTAÇÃO POPULAR | MÉRITO | |||
Escola | 2 kits | 1 troféu | 1 kit | 1 equipamento meteorológico | 1 troféu |
Defesa Civil | 2 kits | 1 troféu | 1 kit | 1 equipamento meteorológico | 1 troféu |
Universidades | 2 kits | 1 troféu | 1 kit | 1 equipamento meteorológico | 1 troféu |
Equipe de Saúde da Família/Vigilância Epidemiológica | 2 kits | 1 troféu | 1 kit | 1 equipamento meteorológico | 1 troféu |
Total | 8 kits | 4 troféus | 4 kits | 4 equipamento meteorológico | 4 troféu |
9.1 Critérios de seleção das campanhas que irão para votação popular (likes no Facebook Cemaden Educação)
As inscrições completas serão compartilhadas no site da Campanha #AprenderParaPrevenir – 2020 e em outros meios de comunicação.
Quadro 1. Alguns conceitos básicosDesastres tecnológicos: eventos associados a acidentes tecnológicos ou industriais que podem causar perda de vidas, danos a propriedades, impactos socioeconômicos e degradação ambiental.Desastres: quando pensamos em desastre geralmente relacionamos à destruição, seja de qual origem for. Um desastre traz perdas e danos às pessoas, ao meio ambiente (fontes de alimentação, água, saúde) e à infraestrutura (moradias, transportes) devido ao impacto de um perigo que ultrapassa a capacidade local de responder e atender às consequências. Deslizamentos de terra, escorregamentos, movimentos de massa: movimentos de solos, rocha e/ou vegetação sob o efeito da gravidade, geralmente agravados pela ação da água http://www.cemaden.gov.br/deslizamentos/. Enxurradas: escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, provocado por chuvas intensas e concentradas. http://www.cemaden.gov.br/enxurrada/.Epidemia: ocorrência ou frequência de uma doença em uma população, com elevação progressiva, inesperada e descontrolada do número de casos.Granizo: chuva de pedras, com precipitação de pedras de gelo. Incêndios florestais: queimadas de origem natural ou antrópica com destruição total ou parcial da vegetação florestal. Infestação: desenvolvimento, reprodução e proliferação de espécies de animais (insetos, roedores e outros) em locais que favorecem aumento da abundância de uma espécie em detrimento de outras. Inundação: transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea http://www.cemaden.gov.br/inundacao/.Pandemia: epidemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países, ou seja, epidemias com abrangência mundial.Ressacas: elevação anormal do nível do mar provocada por ventos fortes sobre o oceano.Risco de Desastre: Probabilidade de ocorrer a perda de vidas e danos materiais provenientes de desastres. Pode ser explicado em termos da equação (r=a.v), risco (r) é a relação entre duas variáveis, as ameaças (a) e as vulnerabilidades (v).Secas: fenômeno climático com período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade http://www.cemaden.gov.br/secas/. Vulnerabilidade: Condições determinadas por fatores ou processos físicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, educacionais e ambientais, que aumentam a fragilidade de uma comunidade ao impacto de ameaças e deixam as pessoas mais expostas e sensíveis ao perigo. |
Quadro 2 – Dicas para elaborar sua campanhaEscolher um desastre que ocorre em sua região, além da pandemia de Covid-19. Há outros riscos de desastre no bairro ou município onde mora? Pesquise! Busque informações sérias e confiáveis sobre os temas. Defina qual(is) risco(s) de desastre(s) serão abordados em sua Campanha.Identificar o público envolvido. Para quem você vai falar? Quem são seus interlocutores?Definir um objetivo claro. O que pretende com a realização da campanha (ex: informar, divulgar ações de prevenção, mobilizar para uma causa, etc.)?Criar um tema/título/slogan para sua campanha.Definir e elaborar as ações da campanha. Como será realizada?Escolher estratégias de comunicação e divulgação. Quais as peças e os meios de comunicação que serão utilizados para divulgar e realizar a campanha (e-cartazes, vídeos, facebook, instagram, site, blog, etc.)?Elaborar um cronograma das ações com responsáveis. Quando serão realizadas as ações? Quem faz o quê?Pensar nos resultados. Como fará para saber se atingiu os objetivos estabelecidos para a campanha? |
Conceitos e Termos para a Gestão de Riscos de Desastres na Educação em: http://educacao.cemaden.gov.br/site/mediaLibrary/MTAwMDAwMDAwMTg=%20
Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) acesse a página oficial da The United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR)http://eird.org/americas/17/index.html#.WnR4Q66nG70
EM-DAT Banco de dados de emergência. OFDA / CRED – Escritório de Assistência a Desastres no Exterior dos EUA /Centro de Investigação sobre a Epidemiologia dos Desastres – Université Catholique de Louvain, Bruxelas, Bélgica. Disponível em: http://www.emdat.be/Database
Glossário: http://educacao.cemaden.gov.br/site/glossary/
MEDRONHO, R. A., BLOCH, K. V., LUIZ, R. R., & WERNECK, G. L. Epidemiologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.
Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:
Cemaden Educação
campanha.cemaden@gmail.com
Campanha #AprenderParaPrevenir – 2020