• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Iconografia das Mudanças Climáticas: Representação dos Riscos e Desastres – Recife/PE

Uma iniciativa de EREFEM MONTE VERDE

Enviado em 17/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 25
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 2

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A comunidade de Monte Verde, situada entre Jaboatão dos Guararapes e Recife, enfrenta sérios problemas de ocupação urbana em encostas, resultando em riscos e vulnerabilidades. Em 2022, a comunidade sofreu um desastre trágico que causou mais de 30 mortes, impactando profundamente a população e deixando os estudantes abalados. Diante desse cenário, o projeto “Iconografia das Mudanças Climáticas: Representação dos Riscos e Desastres” consistiu em uma oficina de 40 horas, focada no aprofundamento de conceitos sobre riscos, desastres e mudanças climáticas. 

A oficina fez parte do Projeto Foco no Risco desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres – GEGEP /UFPE.

As atividades incluíram rodas de conversa que integraram temas como risco, vulnerabilidade, ameaça, resiliência e percepção de risco, visando sensibilizar os participantes sobre a inter-relação desses conceitos na realidade local. A experiência foi enriquecedora, permitindo uma troca aberta de ideias, onde os participantes compartilharam vivências e refletiram criticamente sobre suas experiências.

Uma das atividades mais marcantes foi a expressão artística, onde os alunos foram incentivados a ilustrar suas percepções sobre riscos e desastres. Essa prática não apenas promoveu criatividade e autoexpressão, mas também se revelou um instrumento poderoso de comunicação sobre mudanças climáticas e suas consequências.

Os principais resultados incluíram uma coleção significativa de obras de arte criadas pelos estudantes, que refletiram as diversas interpretações dos participantes sobre os riscos de deslizamentos e mudanças climáticas. Ao final, organizamos uma exposição das artes, proporcionando um espaço de visibilidade e reflexão para a comunidade escolar. A mostra foi um sucesso, estimulando debates sobre a temática.

O encerramento da oficina contou com a entrega de certificados de participação, reconhecendo o empenho e a dedicação dos participantes. O projeto fomentou a sensibilização sobre deslizamentos e mudanças climáticas, tendo estimulado os estudantes a se tornarem agentes de mudança na comunidade de Monte Verde, utilizando a arte como um meio de expressar e fortalecer a resiliência comunitária.

 

 

Foto 1

EXPOSIÇÃO DAS TELAS DOS RISCOS E DESASTRES

Foto 2

Turma na exposição Iconografia das Mudanças Climáticas

Foto 3

TELA SOS MONTE VERDE

Foto 4

APRESENTAÇÃO DOS ESTUDANTES

Foto 5

TELA REPRESENTAÇÃO DO DESASTRE OCORRIDO NO ANO DE 2022 NA COMUNIDADE

Arquivos complementares

  • RESUMO-oficina-iconografia-das-mudancas-climaticas_riscos-e-desastres.pdf 1 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2020
Universidade Federal da Bahia – Instituto de Geociências
  Título da campanha local: Mapeando Resiliência Objetivos:  Colaborar com a criação de uma cultura de percepção de riscos em Salvador, além de divulgar conhecimentos científicos para pessoas que se ...
#AprenderParaPrevenir2024
Comunicação de risco como estratégia de prevenção de desastres climáticos: aprimorando sistemas de alerta centrados nas pessoas em comunidades tradicionais costeiras no sudeste do Brasil – Paraty/RJ
#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Federal de Juiz de Fora – E.M. Presidente Tancredo Neves – Juiz de Fora/MG
Título:  Projeto de extensão Aprender para Prevenir e NASFE.  Objetivos:  Tendo em vista que a cidade de Juiz de Fora tem recorrentes problemas relacionados a desastres naturais, e conforme a ...
#AprenderParaPrevenir2023
Educação Ambiental no Terreiro: Conscientização sobre Mudanças Climáticas e Seus Impactos – Belém/PA
#AprenderParaPrevenir2018
Universidade Feevale – EMEF Eugênio Nelson Ritzel – Novo Hamburgo/RS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DESASTRES Objetivos: fomentar ações o diálogo sobre temáticas ambientais e redução do risco de desastres, com grupos de escolares e comunidade escolar, ONG’s, grupos de ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Theodoro Côrrea Cintra – Campos do Jordão/SP
Relato da Ideia/Projeto A Escola Estadual Prof. Theodoro Côrrea Cintra, a partir da divulgação da campanha #AprenderParaPrevenir, elaborou uma ideia de projeto para conscientizar os discentes acerca dos riscos de ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Carregando