Diferentes estratégias no ensino de Geografia para trabalhar em sala de aula com a Educação para redução de riscos a desastres - Santa Maria/RS - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Diferentes estratégias no ensino de Geografia para trabalhar em sala de aula com a Educação para redução de riscos a desastres – Santa Maria/RS

Uma iniciativa de Universidade Federal de Santa Maria

Enviado em 07/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 62
  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 25

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Os desastres naturais, que ocorrem em todo o mundo e afetam diferentes camadas sociais, exigem cidadãos conscientes e comprometidos. Por isso, é fundamental abordar essa temática em sala de aula, aproximando os alunos de suas realidades e incentivando-os a refletir, agir, mitigar e cobrar de representantes políticos ações mais efetivas para reduzir os riscos a desastres que impactam suas vidas e comunidades.

Nesse sentido, foram desenvolvidas oficinas pedagógicas em escolas, com o objetivo de identificar e mapear áreas sujeitas a inundações, alagamentos e deslizamentos em Santa Maria/RS com maquetes e mapas; utilizar o mapeamento participativo emocional com emojis para representar áreas sujeitas a alagamento e inundação, como estratégia didática de ensino de Geografia; discutir a percepção dos alunos sobre desastres naturais e conscientizá-los sobre o combate à disseminação de notícias falsas nesse contexto, sobretudo no Rio Grande do Sul (RS) em 2024.

Em relação as oficinas desenvolvidas, alguns alunos relataram já ter suas casas afetadas por inundações e alagamentos, e a maioria dos alunos já vivenciou processos de alagamentos. Os alunos ressaltaram também que nos morros de Santa Maria (Rebordo do Planalto) em dias de chuva tem mais risco de deslizamentos de terra, além de relatarem sobre alguns deslizamentos que viram nas estradas do município. Todas essas atividades, desenvolvidas entre 2022 e 2024, possibilitaram aos alunos uma participação ativa no processo de conhecer seus lugares, desenvolver o pensamento crítico, conscientizar-se sobre os riscos e as medidas de prevenção, além de conectar o conhecimento teórico à prática.

Diante dos desastres naturais ocorridos no RS em 2024, é fundamental desenvolver estratégias de educação para redução de riscos a desastres, com a Geografia desempenhando um papel central no processo de ensino e aprendizagem sobre esses eventos. Ao utilizar novas metodologias que dão voz e vez aos alunos para expressarem seus sentimentos em relação às suas vivências diárias, ultrapassamos o modelo tradicional de aula expositiva, no qual o aluno apenas ouve o professor, sem a oportunidade de se expressar.

Galeria de imagens

Foto 1

Mapeamento em maquetes de alagamentos e inundações em Santa Maria/RS. (19 alunos – Ensino Fundamental)

Foto 2

Mapeamento em maquetes de alagamentos e inundações em Santa Maria/RS. (12 alunos – Ensino Fundamental)

Foto 3

Mapeamento participativo com emojis: uma estratégia de ensino de áreas sujeitas a alagamento e inundações em Santa Maria/RS. (15 alunos – Ensino Fundamental)

Foto 4

Atividade sobre o ensino de riscos a desastres com o uso de redes sociais: fato ou fake? (25 alunos – Ensino Médio)

Foto 5

Mapeamento de alagamento, inundação e deslizamento de terra em Santa Maria/RS. (16 alunos – (Ensino Fundamental)

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2020
Secretaria Municipal de Educação de Mauá/SP
Título da campanha:  Educação em Redução de Riscos de Desastres na Rede Municipal de Mauá-SP. Objetivo:  Trabalhar a cultura de autoproteção da população através de trabalhos educativos em toda ...
#AprenderParaPrevenir2024
Formação continuada docente: Educação Ambiental na bacia do rio Palmital -Colombo/PR
#AprenderParaPrevenir2020
E.E. Professor João Jorge Marmorato – São Carlos/SP
Título da campanha:  Informar e Prevenir. Objetivo:  Lançamos a campanha com a finalidade de ajudar, informar e alertar sobre os desastres à comunidade escolar. Acreditamos que a base para superar ...
#AprenderParaPrevenir2023
Oficinas regionalizadas de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres- Vigidesastres – Fortaleza/CE
#AprenderParaPrevenir2019
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Camboriú/SC
Título:  programa de proteção e Defesa Civil nas escolas. Objetivos: Desenvolver percepção de riscos, autoproteção e criar e fomentar ações nuvkri escolar. Público envolvido:  600 pessoas em 2019- 6-7 anos. ...
#AprenderParaPrevenir2024
Mangue, desastres e clima: O que isso tem a ver? – Bragança/PA

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações