Projeto Águas do Padilha, Gestão de Risco e Desastres Socioambientais: a experiência na rede pública de educação – Curitiba/PR
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 205
Atividades desenvolvidas e principais resultados
O Projeto é do Depto de Educação Ambiental/SMMA/Curitiba, sensibilizando para uma maior capacidade de resiliência, oportunizando espaços de reflexão e diálogo que possibilitem o engajamento das pessoas, alcançando uma efetiva percepção dos riscos. Essa proposta está atrelada as obras de drenagens – Contrato de Financiamento nº 0510691-68/FINISA, entre a PMC e Caixa/Gov. Federal.
Foram 3 atividades com docentes e estudantes de 35 escolas públicas da bacia do Ribeirão dos Padilha. A equipe do Águas do Padilha e os projetos de extensão Nimbus e Expedições Geográficas/Geografia/UFPR, coordenaram as ações. Para os docentes do município, o conteúdo versou sobre a formação da paisagem, bacia hidrográfica, processos naturais e urbanização, repercussão de comportamentos individuais e coletivos nos riscos de desastres. A aula de campo, permitiu maior compreensão das áreas de risco. A discussão sobre a Emergência Climática em sala de aula se mostrou urgente. Para a ação com os gestores das escolas estaduais, uma breve discussão sobre as mudanças climáticas e um olhar mais atento sobre a bacia hidrográfica. Como consequência, a EE Iara Bergmann solicitou nossa presença em um período de planejamento dos professores e, posteriormente, foi realizada a atividade com professores e funcionários (teórica e aula de campo). Nas atividades, a maquete e o vídeo Águas de Curitiba (“A Cidade e as águas”, “Bacia hidrográfica”, “Cada um é mais um”, “Para onde vai a chuva que cai”, “Rede de rios”), se mostraram efetivos. Como resultados, os participantes passaram a (re)conhecer os riscos socioambientais. Se mostrou urgente a construção de um mapa de risco, a partir dos olhares dos participantes, com indicadores de complexidade: baixa (situações que os participantes podem resolver em sua esfera pessoal/profissional); média (situações que dependem do governo municipal) e alta (situações que dependem de articulações entre níveis de governos). Em relação a baixa complexidade, é animador que a EE Iara Bergmann trará para sua Feira de Conhecimento em novembro a temática das mudanças climáticas nas regiões do Brasil.
Galeria de imagens
Foto 1
Atividades realizadas na Bacia Ribeirão dos Padilha
Foto 2
Aula de Campo – 2º Módulo Formação Rede Municipal de Educação – 26042024
Foto 3
Maquete Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Padilha
Foto 4
Reunião com diretores e estudantes das escolas estaduais da bacia do Ribeirão dos Padilha – 09102023