Problemáticas socioambientais em bacias hidrográficas urbanas – Curitiba/PR
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 55
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A prática educativa foi desenvolvida para uma turma de 55 estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Amplação, Curitiba-PR. Tendo por objetivo proporcionar o aprendizado significativo sobre as problemáticas socioambientais em bacias hidrográficas urbanas. Tendo a bacia hidrográfica do ribeirão dos Padilha, inteiramente inserida no município de Curitiba-PR, como estudo de caso.
Foram utilizadas as seguintes estratégias de ensino: aula expositiva, produção de podcast, aula de campo, metodologia ativa (rotação por estações).
Após a aula expositiva os estudantes em grupo criaram 11 Podcast sobre a temática “Problemas de inundações e alagamentos”, as pesquisas trouxeram questões atuais, como exemplo do Rio Grande do Sul, sobre os prejuízos de vida, materiais e problemas de saúde associados a estes eventos extremos.
A aula de campo permitiu in loco compreender o que é uma bacia hidrográfica e que os problemas de poluição não ficam restritos aos locais, de que áreas rebaixadas são suscetíveis a ocorrência de alagamentos/inundações, trazendo riscos a ocupação próximo ao leito do rio que pode tornar-se vulnerável frente à ocorrência de eventos extremos de chuvas.
A aula de rotação por estações permitiu ao professor problematizar, dialogar, numa proposta didática planejada e colaborativa, tendo a seguinte organização e resultado:
· Estação 1 – os estudantes assistiram ao vídeo “a Cidade e as águas”;
· Estação 2 – os estudantes responderam um quizz, sobre impactos urbanos na bacia;
· Estação 3 – os estudantes construíram um mapa conceitual, apresentando iniciativas e projetos de preservação e recuperação da bacia, com propostas de ações individuais e coletivas para a preservação dos recursos hídricos;
· Estação 4 – os estudantes construíram uma maquete topográfica de papelão da bacia do ribeirão dos Padilha, percebendo os limites da bacia devido a topografia, assim como as áreas mais baixas.
Considera-se que o desenvolvimento desta prática educativa promoveu o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os estudantes, além de estimular o interesse pela Geografia como forma de compreender e transformar o mundo ao seu redor.
Galeria de imagens
Foto 1
Aula de campo – Ribeirão do Padilha
Foto 2
Aula de campo – Ponte sobre o ribeirão do Padilha
Foto 3
Aula de campo – Uso de equipamento
Foto 4
Mapas conceituais – iniciativas de preservação ambiental
Foto 5
Maquete topográfica da bacia do ribeirão dos Padilha