Criada em 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que sempre acontece no mês de outubro, mobilizou vários setores da sociedade com o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população por meio de eventos que promovem atividades de divulgação científica no Brasil. 

A 21ª edição itinerante da SNCT, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, aconteceu no auditório do Cemaden e no Salão de Eventos do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) e contou com atividades do Programa Cemaden Educação. Já em Brasília, o evento será realizado entre os dias 5 e 10 de novembro na área do Museu Nacional de Brasília. Clique aqui para saber mais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Cemaden

As atividades promovidas pelo Cemaden reuniram estudantes, professores/as, Defesas Civis, Pesquisadores/as e interessados/as na temática da prevenção de riscos de desastres. No dia 17 de outubro, a programação contou com palestras, rodas de conversa e oficinas a partir da temática da Edição 2024. Cerca de 100 pessoas participaram do evento itinerante, dentre elas, estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Médio, universitários/as e agentes da Defesa Civil.

Confira mais informações na cobertura da Rede Globo.  

Ferramentas Tecnológicas e Sociais

Durante a programação da SNCT, os/as participantes conheceram diferentes modelos de ação para o desenvolvimento da cultura de percepção de riscos de desastres, além de ferramentas tecnológicas e sociais que atuam neste campo, como a metodologia do Pluvipet, de baixo custo, produzida com garrafas PET. O método é tema da Jornada Pedagógica PluviPET+App: monitoramento participativo de chuvas, oferecida pelo CEdu, com o uso de materiais recicláveis e um aplicativo para smartphones. 

Os jogos produzidos pelo Cemaden e pelo Programa Cemaden Educação também foram apresentados e experimentados, como o “Trilha do Risco”, “Vale do Risco” “Mini-Trunfo” e “Quem?” – as quatro produções fornecem diferentes métodos de produção de conhecimento e informação sobre o tema de desastres e os Biomas do Brasil.

Campanha #AprenderParaPrevenir

Os/as interessados/as pela temática de prevenção de desastres também puderam saber mais sobre a campanha #AprenderParaPrevenir, realizada pelo Programa Cemaden Educação, anualmente, desde 2016. E como o objetivo deste trabalho é expandir os conhecimentos entre as comunidades – gerando resiliência e cultura de percepção de riscos – os/as participantes foram estimulados/as a participar desta oitava edição, tornando-se multiplicadores/as de ações a partir do tema do ano, Com-Ciência de Riscos: Saber que Transforma. 

As inscrições para a campanha foram prorrogadas: é possível inscrever sua ação ou projeto até o dia 17 de novembro! Clique aqui para saber mais.