O Programa Cemaden Educação convida instituições e coletivos a participarem da Campanha #AprenderParaPrevenir2024. A Campanha acontece anualmente, desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres -13 de outubro. 

Participam escolas, instituições de educação não-formal, defesas civis, instituições de ensino superior e coletivos, com a proposta de mobilizar essas entidades para conhecerem e aplicarem as Jornadas Pedagógicas desenvolvidas pelo Cemaden Educação, criando ações que envolvam a difusão do conhecimento sobre as causas e efeitos dos eventos extremos e ampliem a conscientização e intervenções em Educação em Redução de Riscos e Desastres para enfrentar o novo regime climático.

Criada para “levantar a lebre” da prevenção de riscos de desastres na educação, a campanha já recebeu a inscrição de 735 ações de mobilização realizadas por mais de 477 instituições em 21 Unidades da Federação. A campanha premiou 150 participantes. Nesta 8a. edição, em tempos de emergência climática, o desafio é ampliar o engajamento da sociedade para proteger a vida.

Tema

O tema deste ano “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma” sugere a importância da aprendizagem para a redução das vulnerabilidades e dos riscos de desastres existentes em cada território. Afinal, os riscos anunciam a probabilidade de um desastre futuro. A ciência e os saberes locais aumentam a nossa capacidade de transformar conhecimentos em ação preventiva.

Quem pode participar

Esta edição é voltada exclusivamente para a inscrição de instituições/coletivos, tais como:

  • Escolas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA) públicas, privadas, comunitárias.
  • Instituições de Ensino Superior: públicas e privadas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Faculdades e Centros de Educação Tecnológica e Universidades Comunitárias.
  • Defesas Civis: municipais, estaduais, Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC) e Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC).
  • Coletivos e Movimentos Sociais: instituições de educação não-formal, coletivos jovens, Comitês de Bacia Hidrográfica, grupos religiosos, grêmios estudantis, Escoteiros, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e os movimentos em defesa dos povos tradicionais e originários, negros e das mulheres, e outros grupos que atuam com interseccionalidade e inclusão.
  • Outros: Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Cruz Vermelha, Vigilância Epidemiológica e outras instituições/coletivos interessados que atuem na temática da campanha podem se inscrever.

Lançamento e Participação

  • Lançamento da campanha: 07/08, às 15 horas, pelo Canal do Youtube do CEdu
  • Período de realização das atividades na Campanha 2024: de 07/08 a 31/10
  • Período de entrega das atividades/ações: de 01/10 a 31/10/2024

Como participar

Em 2024 a participação na Campanha pode se dar de 2 (duas) formas:

  • Escolher uma jornada pedagógica de seu interesse (clicar em um dos ícones abaixo) e realizar uma das atividades sugeridas pelo  Cemaden Educação:

Realizar uma ação de mobilização na temática da Campanha, tais como: oficinas, evento, projeto (em andamento ou concluído), palestra, campanha, formação (professors, coemunidade), atividades (pesquisa, extensão, estudo do meio, mapeamento, monitoramento) dentre outros.

IMPORTANTE: Cada instituição/coletivo poderá inscrever atividades inéditas. Não serão aceitas ações inscritas em campanhas anteriores.