13 anos do Cemaden – prevenção, redução de riscos de desastres e proteção da vida
Publicado em
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), completou 13 anos. Em 2 de junho foi realizada uma programação comemorativa no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde o Cemaden opera trabalho de extrema importância para o país na prevenção e redução de riscos de desastres e proteção da vida.
Com auditório repleto de pesquisadores/as, funcionários/as, bolsistas de pesquisa e outros/as que fazem parte da história do Cemaden, a diretora substituta, Regina Alvalá, abriu a cerimônia com um discurso emocionado, agradecendo pelo comprometimento de toda a equipe, relembrando a trajetória e a evolução das pesquisas científicas conduzidas e nos desenvolvimentos tecnológicos do Cemaden ao longo dos anos.
A diretora parabenizou todos/as pelo prêmio “Faz Diferença 2023“, na Categoria Brasil, concedido pelo jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Atuação na tragédia do RS
Foi mencionada, também, a importante atuação do Cemaden diante do desastre climático que ocorreu no Estado do Rio Grande do Sul. O climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, enfatizou a gravidade dessa situação, apresentou imagens impactantes do antes e pós-desastre e reforçou a atuação da equipe de pesquisadores/as, da operação e do Cemaden Educação na ocasião da tragédia.
Em seguida, o pesquisador Giovanni Dolif, coordenador substituto de Operações e Modelagem, reforçou o trabalho da Sala de Situação – onde se desenvolve novas ferramentas de monitoramento e melhora continuamente a comunicação e a emissão de alertas para toda a população. Giovanni apresentou a quantidade de alertas emitidos nos últimos dez anos, sendo que só no ano passado, o Cemaden registrou mais de mil ocorrências de desastres, o segundo maior número desde 2016.
O encerramento do evento ficou a cargo do Programa Cemaden Educação – CEdu, que, acompanhando a maior parte desta trajetória – o CEdu acaba de completar 10 anos – participou com a rodada de jogos como o Quem?, Vale do Risco, Na Trilha do Risco e Mini Trunfo. Conheça todos eles na Midiateca.
O Cemaden
O Cemaden monitora riscos de desastres em 1.133 municípios do Brasil, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, com equipes multidisciplinares de profissionais altamente especializados, tais como geólogos/as, especialistas em geodinâmica, meteorologistas, hidrólogos/as, geógrafos/as, sociólogos/as e especialistas em desastres e vulnerabilidade. O mapeamento das áreas de riscos geo-hidrológicos (deslizamentos, inundações, enxurradas, enchentes), abrange 20,3% dos municípios brasileiros e quase 60% da população do país. O Cemaden também contribui com dados, informações e resultados relevantes para os Relatórios da Organização Mundial de Meteorologia, principalmente, os Relatórios do Estado do Clima na América Latina e Caribe.
Para saber mais, acesse o site.