Novas publicações fortalecem o protagonismo juvenil e a resposta a desastres
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Novas publicações acabam de ser lançadas com o objetivo de fortalecer a educação ambiental e ampliar a preparação de escolas, comunidades e gestores públicos diante dos desafios impostos pela crise climática. As cartilhas trazem abordagens complementares: enquanto uma apoia a construção de projetos escolares voltados à justiça climática, a outra oferece orientações práticas para agir em situações de emergência e desastre.
Coleção “Nós no clima da mudança”: educação para justiça climática nas escolas
Elaborada pela equipe do Cemaden Educação, a coleção de cadernos “Nós no clima da mudança: caminhos de educação e justiça climática” foi lançada pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Ela é composta por três cadernos voltados para diferentes etapas da educação básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, e Ensino Médio, conectando saberes científicos, populares e ancestrais. Com linguagem acessível e metodologias participativas, o material apoia educadores e estudantes na construção de projetos escolares sobre enfrentamento da emergência climática e redução de riscos de desastres.
O material apresenta também o conceito de justiça climática no contexto brasileiro e valoriza os saberes de povos indígenas, comunidades tradicionais e conhecimentos científicos. As propostas convidam escolas e comunidades a se tornarem protagonistas na transformação socioambiental, fortalecendo vínculos com o território e com o cuidado coletivo.


O caderno do Ensino Fundamental II integra o conjunto de materiais de apoio à VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA/MEC), que será realizada em outubro de 2025 (fase Nacional).
Ao reconhecer que vivemos em um “novo regime climático” — com eventos extremos, secas, enchentes e impactos desiguais — o material propõe a construção de uma nova cultura climática, baseada em ações coletivas, educação crítica e integração de diferentes formas de conhecimento.
A coleção está disponível na nossa midiateca:
https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/nos-no-clima/
Emergências e desastres: o que fazer?
A segunda publicação, “Emergências de Desastres e Crise Climática: o que fazer?”, foi desenvolvida com o apoio da Cáritas Brasileira, em parceria com especialistas da área de gestão de riscos e proteção civil.
A cartilha é direcionada a gestores públicos, agentes de proteção e cidadãos, e apresenta orientações práticas sobre como agir em situações de emergência decorrentes de desastres, como inundações, deslizamentos, secas e outros eventos extremos. Entre os temas abordados estão:

- Como funciona o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC)
- Quais são os procedimentos para reconhecimento de situação de emergência e solicitação de recursos públicos
- Etapas de resposta, recuperação e prestação de contas após o desastre
- Como se preparar e atuar de forma preventiva em contextos de risco
A cartilha contribui para o fortalecimento da resiliência comunitária e o aprimoramento da gestão pública frente à emergência climática no Brasil, reforçando o papel da sociedade civil e dos governos locais na proteção de vidas e territórios.
Leia a cartilha completa:
https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/emergencias-de-desastres-e-crise-climatica-o-que-fazer/