Na noite do dia 2 de abril de 2025, foi realizado o lançamento oficial do polo regional +CiênciaSJC do Programa +Ciência na Escola, no Centro de Formação do Educador (CEFE), em São José dos Campos (SP).  

O que é o Programa +Ciência na Escola 

O Programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa do MCTI voltada à promoção da educação científica nas escolas públicas, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).  

O objetivo é promover o letramento científico e digital por meio da criação de clubes de ciência, laboratórios maker e outras atividades interativas nas escolas públicas brasileiras. As ações incluem formação de professores, desenvolvimento de projetos científicos e investigativos, visitas técnicas, saídas de campo e parcerias com museus e centros de pesquisa. Além disso, o programa contempla a oferta de bolsas para estudantes e professores, fortalecendo o engajamento com a ciência desde os anos finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. 

Polo regional +CiênciaSJC e a atuação do Programa Cemaden Educação 

O polo +CiênciaSJC reúne cinco instituições científicas locais: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Parque de Inovação Tecnológica (PIT) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por meio do Programa Cemaden Educação (CEDU). 

A proposta regional está vinculada ao projeto aprovado no edital CNPq/MCTI/FNDCT – Conecta e Capacita nº 13/2024, intitulado “Ciência cidadã como aceleradora do letramento científico na educação pública”, coordenado pelo IFSP e com participação do LabCTS/ITA. No estado de São Paulo, essa rede envolverá cerca de 150 escolas públicas. 

Especificamente no polo São José dos Campos, 19 escolas da rede municipal e estadual integram a iniciativa. O CEdu atuará com foco na formação de professores e estudantes em Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD), promovendo oficinas, rodas de conversa, mentorias e apoio à elaboração de projetos escolares voltados à temática socioambiental e climática. 

O Programa também irá subsidiar os bolsistas de iniciação à extensão (graduandos) que atuarão nas escolas, apoiando os professores e mobilizando as comunidades escolares em torno das atividades científicas. 

Educação científica, cidadania e território 

Com a colaboração entre escolas, universidades e centros de pesquisa, o Programa +Ciência na Escola oferece novas oportunidades para que jovens desenvolvam pensamento crítico, experimentem, criem e se conectem com a ciência como ferramenta de transformação pessoal e social. 

Dessa forma, a participação do Programa Cemaden Educação fortalece esse movimento, conectando saberes científicos com o território e promovendo uma educação comprometida com a sustentabilidade e a justiça socioambiental.