Título:  Planeta Sustentável.
Objetivos:  Refletir sobre a prática de sustentabilidade e sua importância para o desenvolvimento de cidades mais seguras; Promover o diálogo entre os estudantes a fim de despertar o interesse pela mudança de comportamentos que reflitam na redução de riscos de desastres.
Público envolvido:  30 estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
Atividades realizadas: Atividades realizadas na turma do 1º ano do Ensino médio, que é composta por 30 estudantes e seguindo os seguintes critérios:
Conteúdos: Conceitos de sustentabilidade; Trabalhando as questões que envolvem o Ar, Água, Paisagem, Poluição e Resíduos; O que são e qual a importância das Energias Renováveis.
Distribuição do tempo:
1º aula: Abordagem teórica acompanhada de uma roda de conversa sobre os aspectos da sustentabilidade, quais seus impactos na sociedade e nas cidades; Reflexão sobre o tema, exposição de dúvidas e experiências;
2º aula: Produção de um cartaz descrevendo o que podemos fazer para trabalhar a sustentabilidade e tornar as cidades mais resilientes e seguras, contextualizando com as questões de Poluição, Resíduos e Energias Renováveis.
Recursos utilizados: cartolina, papel colorido, lápis grafite, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, cola, tesoura, fita adesiva colorida, fita transparente.
Avaliação: A análise se deu de forma processual respeitando a compreensão do tema e o envolvimento dos estudantes, valorizando as re§exões e pontuando as observações acerca da abordagem teórica.
Referências: SESC Sorocaba : https://sustentabilidade.sescsp.org.br/home/ar
Plataforma Agenda 2030: http://www.agenda2030.org.br/ods/11/

Resultados:  Produção de um cartaz com ideias de ações e comportamentos que garantam o desenvolvimento sustentável para as cidades; Apresentação da produção em sala e no mural da instituição.
Outras informações:  Parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies- GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos.