Circuito RRD - Oficina de mapeamento de percepção de risco - Rio de Janeiro/RJ - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Circuito RRD – Oficina de mapeamento de percepção de risco – Rio de Janeiro/RJ

Uma iniciativa de Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Enviado em 11/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 60

Atividades desenvolvidas e principais resultados

No ano de 2024, até o momento, foram realizadas ações em 2 das 8 unidades do Cefet/RJ: Valença e Petrópolis. Em ambas unidades foi realizado a Oficina de mapeamento de percepção de risco, uma adequação da proposta metodológica de Duek et al., 2023.
Num primeiro momento foi feita uma explicação sobre risco, desastre, vulnerabilidade, gestão e ameaças. Num segundo momento os participantes foram divididos em grupos para elencarem 3 ameaças existentes na cidade. Em sequência, as ameaças elencadas foram apresentadas a todos participantes, localizadas e marcadas no Google Earth, cuja imagem foi projetada no quadro branco. Por fim, foram discutidas possibilidades de prevenção ou mitigação das ameaças. Como resultado, os alunos participantes conseguiram identificar ameaças e desnaturalizar o risco de desastres. Todavia, a atividade tem limitações, visto que nem todos os alunos conheciam o entorno da unidade escolar. Verificamos que o Cefet/RJ consegue atrair alunos de outros municípios e estados, portanto, seria interessante atrelar a oficina a um trabalho de campo para reconhecimento do entorno da escola após a explicação inicial, mas antes do mapeamento no Google Earth.

Galeria de imagens

Foto 1

Exposição inicial sobre risco de desastres da oficina

Foto 2

Equipe de estagiários que aplicou atividade em Petrópolis

Foto 3

Riscos percebidos na oficina no Cefet Petrópolis

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ
Título: Projetos Espaço Fluir e Molipdec – “Juntos somos mais fortes”. Objetivo Geral O ESPAÇO FLUIR é um projeto de extensão universitária da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Padre Aurino Caracciolo – Jaboatão dos Guararapes/PE
Título:  Território, paisagem e lugar: Cenas do cotidiano. Objetivos: Entender a representação entre território, paisagem e lugar desvendando suas relações e diferenças. Público envolvido:  Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. ...
#AprenderParaPrevenir2018
E.M. Carlos Drummond de Andrade – Chapadão do Sul / MS
Guardiões das Nascentes     Objetivos: Implementar uma estrutura para trabalhar a educação ambiental e a produção de mudas de espécies da flora nativa do Bioma Cerrado na escola, para ...
#AprenderParaPrevenir2018
C. E. I. Lucrécia Carneiro – Caxias/MA
Pedagogia de Quintais: A Relevância da Água para uma Vivência com Sustentabilidade     Objetivos: Fomentar a sensibilidade sustentável valorizando atitudes que possibilitem ações de preservação da natureza buscando evitar ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Com. Emílio Romi – Santa Bárbara d’Oeste/SP
DESCRIÇÃO DA IDEIA: Para o município é interessante o plantio de árvores de maneira planejada e organizada desde a sua produção. O fato de essas mudas serem produzidas em ...
#AprenderParaPrevenir2017
E.E. Colégio Estadual Lions Club – Teresópolis/RJ
Título do projeto: Educação ambiental para a gestão e governança das águas da microbacia hidrográfica do rio do Meudon – Teresópolis/RJ O presente estudo tem como objetivo apresentar as vulnerabilidades e ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando