Circuito RRD - Oficina de mapeamento de percepção de risco - Rio de Janeiro/RJ - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Circuito RRD – Oficina de mapeamento de percepção de risco – Rio de Janeiro/RJ

Uma iniciativa de Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Enviado em 11/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 60

Atividades desenvolvidas e principais resultados

No ano de 2024, até o momento, foram realizadas ações em 2 das 8 unidades do Cefet/RJ: Valença e Petrópolis. Em ambas unidades foi realizado a Oficina de mapeamento de percepção de risco, uma adequação da proposta metodológica de Duek et al., 2023.
Num primeiro momento foi feita uma explicação sobre risco, desastre, vulnerabilidade, gestão e ameaças. Num segundo momento os participantes foram divididos em grupos para elencarem 3 ameaças existentes na cidade. Em sequência, as ameaças elencadas foram apresentadas a todos participantes, localizadas e marcadas no Google Earth, cuja imagem foi projetada no quadro branco. Por fim, foram discutidas possibilidades de prevenção ou mitigação das ameaças. Como resultado, os alunos participantes conseguiram identificar ameaças e desnaturalizar o risco de desastres. Todavia, a atividade tem limitações, visto que nem todos os alunos conheciam o entorno da unidade escolar. Verificamos que o Cefet/RJ consegue atrair alunos de outros municípios e estados, portanto, seria interessante atrelar a oficina a um trabalho de campo para reconhecimento do entorno da escola após a explicação inicial, mas antes do mapeamento no Google Earth.

Galeria de imagens

Foto 1

Exposição inicial sobre risco de desastres da oficina

Foto 2

Equipe de estagiários que aplicou atividade em Petrópolis

Foto 3

Riscos percebidos na oficina no Cefet Petrópolis

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2017
Escola Básica Municipal Professora Júlia Strzalkowska – Blumenau/SC
Título do projeto/ação: Aprender para Prevenir Desastres Naturais Número total de alunos envolvidos: 50 Anos/séries envolvidas: 6º, 7º, 8º e 9º ano. Objetivos: Sensibilizar a comunidade escolar sobre a ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Prof. Tarcísio Francisco Barbosa – Jacareí/SP
Título:  Projeto Pingo D’agua. Objetivos:  Através de Pluviômetros artesanais, o projeto tem por objetivo trabalhar a educação ambiental no processo de formação de crianças no ensino fundamental. Público envolvido:  ...
#AprenderParaPrevenir2018
E. E. Dr. Benedito Leite Ribeiro – Guaxupé/MG
Plante uma Árvore e Ajude a Salvar o Planeta!     Objetivos: Manter a umidade do ar através da transpiração das plantas, contribuir para o consumo de gás carbônico, realizado ...
Curso “Educação Ambiental para Redução de Riscos e Desastres: uma abordagem crítica no ensino público municipal de Bauru”
#AprenderParaPrevenir2018
E.E. Iris Célia Cabanellas – Assis Brasil/AC
Chove Chuva Sem Parar…. Os Pluviômetros Vou Usar… Objetivos: promover e desenvolver ações que contribuam com a comunidade escolar e as comunidades dentro do municio onde vivemos, através dos ...
#AprenderParaPrevenir2019
Secretaria Municipal de Educação de Taquara/RS
Título:  Jovens mapeadores de riscos de desastres ambientais. Objetivos:  Geral: Formar os integrantes da COM-VIDA através do Mapeamento de Riscos e Desastres Ambientais no âmbito das comunidades escolares, disponibilizando repertório, conteúdos e ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações