Resultado e Desdobramentos do Projeto CoAdapta

07/12/2020 18:54:30

Tags:


Créditos:Allan Yu Iwama

O CoAdapta | Litoral é um projeto baseado nos princípios da ciência cidadã, com um enfoque quali-quantitativo para análise de riscos, vulnerabilidade e adaptação as mudanças climáticas, com base em comunidades costeiras no Brasil e Chile. Esse projeto de pesquisa busca avançar na coprodução entre conhecimento local e científico a partir de uma ciência que integre distintos sistemas de conhecimentos, com foco para a comunidade local frequentemente afetada aos eventos extremos climáticos e as mudanças ambientais no território.

CoAdapta é o acrónimo do projeto que leva o título de "Adaptación al cambio climático en zonas costeras: el caso del Archipiélago de Chiloé (Chile) y litoral norte de São Paulo (Brasil). Integración de conocimientos locales y científicos a través de SIG participativo”, financiado pela Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID), pelo projeto de pós-doutorado FONDECYT N. 3180705 - 2018-2021, vinculado a Universidad de Los Lagos, no Chile. O projeto também teve apoio do Programa Queen Elizabeth Scholarships (QES) da York University no Canada, através da rede QES Climate Justice, e da FAPERJ N. 202.413/2017 no Brasil, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRJ/IBICT.

Para ver o mini-documentário: https://www.youtube.com/watch?v=Qoi964I9g3s

O trabalho envolveu a participação de comunidades locais e tradicionais:

  • caiçaras no litoral norte de São Paulo – Caraguatatuba e Ubatuba, e quilombolas litoral sul do Rio de Janeiro – Paraty, no Brasil;
  • pescadores artesanais em Maullín (Provincia de Lllanquihue) e Dalcahue e indígenas Mapuche em Quellón (na ilha de Chiloé), no sul do Chile.

Além das comunidades locais, o projeto também desenvolveu atividades em colaboração com a escola municipal Tancredo Neves de Ubatuba (litoral norte de São Paulo - Brasil), em um projeto chamado “Mapeamento de chuvas em Ubatuba”, que teve a colaboração do programa Cemaden-Educação.

Atualmente, desdobramentos das atividades do CoAdapta | Litoral tem apoiado o projeto de extensão “Estruturação e fortalecimento da Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres no Litoral Norte de São Paulo”. A rede ERRD-LN atualmente vem se consolidando como uma rede colaborativa envolvendo escolas, comunidades e órgãos públicos na prevenção e no monitoramento para redução de riscos e desastres na região, contando com o apoio do Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC) da EACH-USP, Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, CBH-LN, Instituto Geológico, Cemaden-Educação e Universidad de Los Lagos. Mais detalhes ver em página Wiki ERRD-LN e Facebook.


Website CoAdapta | Litoral: https://www.coadaptalitoral.net/

Créditos - Vídeo-edição: Sofia films - https://www.facebook.com/sofiafil

Parabéns Allan! Um importante parceiro do Programa Cemaden Educação!