E.E. Alfredo Tenório – Jaboatão dos Guararapes/PE

Título:  Solo e meio ambiente.
Objetivos:  Reconhecer o que é solo; qual a Importância do Solo na vida; entender que existem vários tipos de solo; entender como a ação humana, degrada o solo e provoca deslizamentos; entender como ocorre o processo de infiltração de água no solo considerando os processos erosivos e os processos de deslizamentos em áreas de risco de desastres.
Público envolvido:  36 Estudantes do 8° ano.
Atividades realizadas:  Conteúdos: O que é o solo? Qual a importância do solo? Que problemas o solo tem sofrido? Tipos de cobertura vegetal que influenciam na infiltração da água no solo; Processos erosivos e seus efeitos no solo; Impactos do desmatamento e seus efeitos no meio ambiente.
Metodologia: Explicação e estímulo sobre o que é solo e a sua importância no cotidiano. Apresentação de vídeo, demonstrando o quanto o solo está presente no dia a dia das pessoas e sua importância. Experiência com tipos de solo e aspectos relacionados a erosão. Evidenciar o quanto o solo é importante e como a população precisa ficar atenta as atitudes para sua preservação, evidenciando também os deslizamentos e suas consequências.
Primeira aula: Aula expositiva e vídeo sobre processos de erosão dos solo (https://vimeo.com/54306301 e https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8).

Segunda Aula: Os tipos de solo e sua importância; Como o solo influencia na vida das pessoas; Como o uso inadequado do solo, provoca deslizamentos.

Terceira Aula: Processos Erosivos do Solo. Vídeo e debate promovendo debate sobre o solo.
https://www.youtube.com/watch?v=9NqgxdoJwV0.

Quarta e Quinta Aula: Experiência para entendimento de processos erosivos.

Sexta Aula: Seminário sobre Uso do solo, sua Importância e Processos erosivos. Insumos: Data show, computador, garrafa pet, terra e vegetação. Apresentação e debate sobre o solo, destacando que o solo é um organismo vivo e sua base de sustentação para população.

REFERENCIAS: ADAS, M. Expedições geográficas/ Melhem Adas, Sergio Adas. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2015.
FREITAS. Eduardo de, Tipos de Solo do Brasil, Brasil Escola: Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/tipos-solo-brasil.htm.
BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Brasília, DF, jul. 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em: 04 mar 2019.
BRASIL. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental, Brasília, DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2013.

Resultados:  Apresentação e debate sobre o tema discutido em sala e exposição da experiência sobre os processos erosivos.
Outras informações:  Parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies- GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 18 =