Defesa Civil Santos – UME Gota de Leite/SP

Título: Defesa Civil na Escola – Agente Mirim de Defesa Civil.
Objetivos: Orientar o aluno sobre riscos de desastres naturais e tecnológicos, propiciando que ele venha a tornar um cidadão consciente e multiplicador desse conhecimento para formar uma cultura prevencionista na educação.
Público envolvido: Trabalho desenvolvido com alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental.
Atividades realizadas: Palestras, atividades como resolução de perguntas relacionadas ao tema de desastres naturais, redação e visita ao prédio da Defesa Civil, confecção de pluviômetros manuais, etc.
Resultados: Interesse e percepção de situações de risco de alagamentos na área que envolve a escola e suas imediações.
Outras informações: O trabalho foi desenvolvido com foco principal em preparar a equipe que representaria a cidade de Santos na Olimpíada do Conhecimento em Desastres Naturais realizado na Baixada Santista pelo IPT e Defesa Civil do Estado do Estado de São Paulo. Foram feitas diversas oficinas com a sala de aula. Ao final do trabalho os alunos visitaram as instalações da Defesa Civil, viram como funciona os diversos tipos de pluviômetros, como é feito o monitoramento do tempo e o acompanhamento das áreas de risco, foram confeccionados pluviômetros manuais com material reciclável e uma atividade prática de como a vegetação protege o solo de deslizamentos em caso de grande precipitação. Foram selecionados 3 alunos que formaram a equipe que representou a cidade na Olimpíada do Conhecimento. O trabalho está programado pra acontecer anualmente com pelo menos uma escola municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 14 =