Defesa Civil Ibirama – Escola Municipal Tancredo Neves/SC

Título:  Minha Escola é Segura.
Objetivos:  O programa visa ações educativas, sempre em desenvolvimento com os Agentes da Proteção e Defesa Civil, na categoria mirim, e seus familiares e comunidade em geral, para conscientização e atuação direta na sociedade, constituindo-nos assim em mais um espaço social de educação e prevenção teórica prática de riscos de desastres.   O programa divide-se em três projetos, ou, três etapas: Projeto Número 1 – Ambiente escolar seguro; Projeto Número 2- Gestão escolar para a segurança; e Projeto Número 3 – Educação para a segurança.
Público envolvido: 32 alunos, alunos do 4º ano.
Atividades realizadas:  Atividades teóricas e práticas, como palestras, realização de maquetes, realização de vistoria na estrutura escolar. As atividades tem o objetivo de trabalhar a: Percepção de riscos no ambiente escolar e residencial; Desastres naturais e antrópicos, aos quais, o município está vulnerável; Conceitos fundamentais para compreensão de desastres; Aspectos que constituem a vulnerabilidade social e estrutural; Diferenciação e possíveis causas para enchente, inundação e alagamentos;
Resultados: Redução da vulnerabilidade social frente a desastres. Aumento da percepção de risco e desastres, nos ambientes frequentados, como nas escolas e residências. Compreensão da importância da preservação ambiental.
Outras informações: (parcerias e envolvimento da comunidade; intenções de continuidade em 2020): CESAP, CEMADEN (ano passado sorteio), UDESC-CEAVI (CEPED), Prefeitura Municipal (através da Secretaria de Educação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dois =