A equipe do Programa Cemaden Educação agradece aos participantes da Campanha #AprenderParaPrevenir 2024, que esse ano alcançou 15 Estados e o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil. Como resultados, no total, foram recebidas 101 inscrições de 81 instituições.
Valorizamos os esforços de todas as Escolas, Defesas Civis, Instituições de Ensino Superior, Movimentos Sociais e Coletivos que se dedicaram à criação de ações locais para disseminar o conhecimento embasado na ciência e na sabedoria popular, abordando as causas e os efeitos dos eventos extremos relacionados aos riscos de desastres. O comprometimento de cada um contribui significativamente para a construção de comunidades mais resilientes.
Tema e Identidade Visual
O tema da Campanha de 2024 foi “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma”, que sugere aprendizagens significativas para a prevenção de riscos de desastres. Transmite a importância de entender os riscos existentes em cada território, pois eles anunciam a probabilidade de um desastre futuro. O saber envolve o diálogo da ciência com as comunidades locais, reduzindo as vulnerabilidades e valorizando a capacidade de transformar conhecimentos em ação preventiva.
Como forma de celebrar os 10 anos do Cemaden Educação e fortalecer suas ações propostas, em 2024 a participação na Campanha foi por duas formas:
● 1ª) Escolha e realização de uma ou mais atividades das Jornadas Pedagógicas oferecidas no site do Cemaden Educação.
● 2ª) Realização de uma ação de mobilização na temática da Campanha, tais como: oficinas, evento, projeto (em andamento ou concluído), palestra, campanha, formação (professores, comunidade), atividades (pesquisa, extensão, estudo do meio, mapeamento, monitoramento) dentre outros.
Para valorizar todas as práticas de mobilização tivemos 3 tipos de prêmios:
Todas as instituições e responsáveis pelas iniciativas inscritas receberão certificado de participação na Campanha. Certificados especiais com selos serão enviados aos premiados por Práticas Inspiradoras e Menção Honrosa.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 5 de dezembro de 2024, e transmitido ao vivo pelo Youtube do Cemaden Educação.
Este prêmio especial foi composto por:
O processo de seleção ocorreu em duas etapas. Na primeira, a equipe do Cemaden Educação pré-selecionou cinco finalistas em cada categoria, mas, devido ao grande número de inscrições, duas Escolas foram premiadas nessa categoria. Na segunda etapa, um Comitê de Análise, composto por dez especialistas em Redução de Riscos de Desastres, selecionou as práticas inspiradoras. Conheça as premiadas!
Instituição | Prática | Categoria |
Escola Básica Municipal Professora Anna Alves Dias -Indaial/SC | “Com-Ciência” em ERRD | Escolas |
Escola Estadual Governador Milton Campos. São João del-Rei/MG | Riscos em Perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em Maquetes | Escolas |
Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife/PE | NUPDEC Mulheres 2024 | Defesa Civil |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim/RS | Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticos | IES |
Comando da Paz GEDEN – Grupo Especializado em Desastres Naturais – Petrópolis/RJ | Por um Futuro Seguro: Prevenindo e Mitigando Riscos | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
Sorteamos ao vivo, 30 kits educativos compostos por publicações e jogos doados por parceiros. Apresentamos a relação completa das instituições sorteadas a seguir:
Esclarecimento: o sorteio foi realizado por instituição e não por ação inscrita, para dar a mesma chance a todos.
Instituição | Categoria |
1. Universidade do Estado da Bahia – Jacobina/BA | IES |
2. Universidade Federal do Paraná – Colombo/PR | IES |
3. Laboratório de Estudos da Fauna, DCAm, CCBS, UFSCAR – São Carlos/SP | IES |
4. Universidade Federal de São João del-Rei – São João del-Rei/MG | IES |
5. Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) – São José dos Campos/SP | IES |
6. Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – Guarapuava/PR | Escolas |
7. Escola Estadual Coronel José Gomes de Araújo – São Domingos do Prata/MG | Escolas |
8. Secretaria Municipal de Educação de Brusque – Brusque/SC | Escolas |
9. CMEI Tânia Brandt – Curitiba/PR | Escolas |
10. Escola Municipal Santa Teresa – Camaragibe/PE | Escolas |
11. Escola de Governo do Estado de Mato Grosso – Cuiabá/MT | Escolas |
12. E.E. Nair Ferreira Neves – São Sebastião/SP | Escolas |
13. Escola municipal Professor Manoel Cunha – Pedro II/PI | Escolas |
14. CETI Professora Raquel Magalhães – Parnaíba/PI | Escolas |
15. Escola Municipal C.E.I Francisco Frischmann – Curitiba/PR | Escolas |
16. Secretaria Municipal de Educação de Colombo/PR | Escolas |
17. EMEF. “Prof. Juvenal da Costa e Silva” – Taubaté/SP | Escolas |
18. E.E. Dr. Antônio de Moura Abud – Taubaté/SP | Escolas |
19. Centro Municipal de Educação Infantil Tio João – São José dos Pinhais/PR | Escolas |
20. Unidade Escolar Petrônio Portela – Esperantina/PI | Escolas |
21. Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel – Gaspar/SC | Escolas |
22. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Curitiba/PR | Defesa Civil |
23. Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Angra dos Reis/RJ | Defesa Civil |
24. Instituto Internacional Arayara – Distrito Federal/DF | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
25. Associação Cultural Catavento de Ideias – Florianópolis/SC | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
26. Famílias pelo Clima – Atibaia/SP | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
27. Trilha da Natureza UFSCar – São Carlos/SP | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
28. Alcateia SGJ – Nina Rodrigues/MA | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
29. Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Curitiba/PR | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
30. Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA – Brusque/SC | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
As instituições que passaram pela avaliação do Comitê de Análise receberam o selo de Menção Honrosa pelas práticas que se destacaram na Campanha de 2024, reconhecidas pela criatividade, inovação e mobilização comunitária. Conheça as instituições com Honra:
Instituição | Prática | Categoria |
EREM Álvaro Lins – Recife/PE | Oficina: “Guarda-Chuva da Esperança: Tecendo Sonhos para uma Comunidade Sustentável e Resiliente” | Escolas |
CETI Solange Sinimbú Viana – Teresina/PI | PLUVIPET | Escolas |
Centro Educacional Social e Cultural João Martins – Jaboatão dos Guararapes/PE | Projeto Oficina: “As Aventuras de Prevenção e Clima” | Escolas |
E.E.B. Francisco Altamir Wagner – Rio do Sul/SC | Eventos Climáticos Extremos em Santa Catariana: A Influência da Pressão Atmosférica | Escolas |
Universidade Estadual de Alagoas – União dos Palmares/AL | Cartografia Participativa à Inundação: O caso do distrito de Rocha Cavalcante em União dos Palmares, Alagoas | IES |
ClimaEnGeo – Laboratório de Climatologia e Ensino de Geografia – Nova Iguaçu/RJ | XIV Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – XIV CONEPEG – Riscos e possibilidades: de região Excluída à cidades sustentáveis na Baixada Fluminense | IES |
Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora/MG | PreservAÇÃO: aprendendo com a Defesa Civil de Juiz de Fora | Defesa Civil |
Defesa Civil do Estado do Piauí – Teresina/PI | Projeto Defesa Civil na Escola no Piauí: Uma Abordagem Educativa para Construção de Comunidades Resilientes e Preparadas para o Futuro | Defesa Civil |
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araraquara/SP | Bacia Hidrográfica Local | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
Comissão Ambiental Jaboatão dos Guararapes/PE | Oficina de Letramento Climático | Coletivos, Movimentos Sociais e Outros |
Foi lançada uma série de seis vídeos curtos com depoimentos de pessoas que já aplicaram as Jornadas Pedagógicas do Cemaden Educação em suas comunidades, como inspiração para ações de mobilização na Campanha. Elas estão disponíveis em nosso canal do Youtube.
Todas elas já estão eternizadas em nosso site. Conheça e inspire-se!