Resultados 2024 - Cemaden Educação

Resultados 2024

Contexto

A equipe do Programa Cemaden Educação agradece aos participantes da Campanha #AprenderParaPrevenir 2024, que esse ano alcançou 15 Estados e o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil. Como resultados, no total, foram recebidas 101 inscrições de 81 instituições.

Valorizamos os esforços de todas as Escolas, Defesas Civis, Instituições de Ensino Superior, Movimentos Sociais e Coletivos que se dedicaram à criação de ações locais para disseminar o conhecimento embasado na ciência e na sabedoria popular, abordando as causas e os efeitos dos eventos extremos relacionados aos riscos de desastres. O comprometimento de cada um contribui significativamente para a construção de comunidades mais resilientes.

Tema e Identidade Visual

O tema da Campanha de 2024 foi “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma”, que sugere aprendizagens significativas para a prevenção de riscos de desastres. Transmite a importância de entender os riscos existentes em cada território, pois eles anunciam a probabilidade de um desastre futuro. O saber envolve o diálogo da ciência com as comunidades locais, reduzindo as vulnerabilidades e valorizando a capacidade de transformar conhecimentos em ação preventiva.

Como forma de celebrar os 10 anos do Cemaden Educação e fortalecer suas ações propostas, em 2024 a participação na Campanha foi por duas formas:


● 1ª) Escolha e realização de uma ou mais atividades das Jornadas Pedagógicas oferecidas no site do Cemaden Educação.


● 2ª) Realização de uma ação de mobilização na temática da Campanha, tais como: oficinas, evento, projeto (em andamento ou concluído), palestra, campanha, formação (professores, comunidade), atividades (pesquisa, extensão, estudo do meio, mapeamento, monitoramento) dentre outros.

Premiação

Para valorizar todas as práticas de mobilização tivemos 3 tipos de prêmios:

  • Sorteio: adota a valorização de cada uma das ações inscritas (prêmio: kit educativo com publicações e jogos na temática).
  • Práticas Inspiradoras: escolhidas por um comitê avaliador, para aquelas que se destacaram pela criatividade, acessibilidade, inovação, parcerias, continuidade e mobilização comunitária (prêmio: kit educativo e mini estação meteorológica).
  • Menção Honrosa: para aquelas que também se destacaram e chegaram às finais (prêmio: kit educativo com publicações e jogos na temática).

Todas as instituições e responsáveis pelas iniciativas inscritas receberão certificado de participação na Campanha. Certificados especiais com selos serão enviados aos premiados por Práticas Inspiradoras e Menção Honrosa.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 5 de dezembro de 2024, e transmitido ao vivo pelo Youtube do Cemaden Educação.

Práticas Inspiradoras

Este prêmio especial foi composto por:

  • kit educativo com publicações e jogos na temática.
  • mini estação meteorológica que mede pluviosidade, velocidade do vento, temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, radiação solar e luminosidade. Feita em impressão 3D, este equipamento foi doado pela empresa PETE.

O processo de seleção ocorreu em duas etapas. Na primeira, a equipe do Cemaden Educação pré-selecionou cinco finalistas em cada categoria, mas, devido ao grande número de inscrições, duas Escolas foram premiadas nessa categoria. Na segunda etapa, um Comitê de Análise, composto por dez especialistas em Redução de Riscos de Desastres, selecionou as práticas inspiradoras. Conheça as premiadas!

InstituiçãoPráticaCategoria
Escola Básica Municipal Professora Anna Alves Dias -Indaial/SC“Com-Ciência” em ERRDEscolas
Escola Estadual Governador Milton Campos. São João del-Rei/MGRiscos em Perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em MaquetesEscolas
Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife/PENUPDEC Mulheres 2024Defesa Civil
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim/RSJuventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticosIES
Comando da Paz GEDEN – Grupo Especializado em Desastres Naturais – Petrópolis/RJPor um Futuro Seguro: Prevenindo e Mitigando RiscosColetivos, Movimentos Sociais e Outros

Sorteio

Sorteamos ao vivo, 30 kits educativos compostos por publicações e jogos doados por parceiros. Apresentamos a  relação completa das instituições sorteadas a seguir:

Esclarecimento: o sorteio foi realizado por instituição e não por ação inscrita, para dar a mesma chance a todos.

InstituiçãoCategoria
1. Universidade do Estado da Bahia – Jacobina/BAIES
2. Universidade Federal do Paraná – Colombo/PRIES
3. Laboratório de Estudos da Fauna, DCAm, CCBS, UFSCAR – São Carlos/SPIES
4. Universidade Federal de São João del-Rei – São João del-Rei/MGIES
5. Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) – São José dos Campos/SPIES
6. Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – Guarapuava/PREscolas
7. Escola Estadual Coronel José Gomes de Araújo – São Domingos do Prata/MGEscolas
8. Secretaria Municipal de Educação de Brusque – Brusque/SCEscolas
9. CMEI Tânia Brandt – Curitiba/PREscolas
10. Escola Municipal Santa Teresa – Camaragibe/PEEscolas
11. Escola de Governo do Estado de Mato Grosso – Cuiabá/MTEscolas
12. E.E. Nair Ferreira Neves – São Sebastião/SPEscolas
13. Escola municipal Professor Manoel Cunha – Pedro II/PIEscolas
14. CETI Professora Raquel Magalhães – Parnaíba/PIEscolas
15. Escola Municipal C.E.I Francisco Frischmann – Curitiba/PREscolas
16. Secretaria Municipal de Educação de Colombo/PREscolas
17. EMEF. “Prof. Juvenal da Costa e Silva” – Taubaté/SPEscolas
18. E.E. Dr. Antônio de Moura Abud – Taubaté/SPEscolas
19. Centro Municipal de Educação Infantil Tio João – São José dos Pinhais/PREscolas
20. Unidade Escolar Petrônio Portela – Esperantina/PIEscolas
21. Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel – Gaspar/SCEscolas
22. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Curitiba/PRDefesa Civil
23. Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Angra dos Reis/RJDefesa Civil
24. Instituto Internacional Arayara – Distrito Federal/DFColetivos, Movimentos Sociais e Outros
25. Associação Cultural Catavento de Ideias – Florianópolis/SCColetivos, Movimentos Sociais e Outros
26. Famílias pelo Clima – Atibaia/SPColetivos, Movimentos Sociais e Outros
27. Trilha da Natureza UFSCar – São Carlos/SPColetivos, Movimentos Sociais e Outros
28. Alcateia SGJ – Nina Rodrigues/MAColetivos, Movimentos Sociais e Outros
29. Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Curitiba/PRColetivos, Movimentos Sociais e Outros
30. Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA – Brusque/SCColetivos, Movimentos Sociais e Outros

Menção Honrosa

As instituições que passaram pela avaliação do Comitê de Análise receberam o selo de Menção Honrosa pelas práticas que se destacaram na Campanha de 2024, reconhecidas pela criatividade, inovação e mobilização comunitária. Conheça as instituições com Honra:

InstituiçãoPráticaCategoria
EREM Álvaro Lins – Recife/PEOficina: “Guarda-Chuva da Esperança: Tecendo Sonhos para uma Comunidade Sustentável e Resiliente”Escolas
CETI Solange Sinimbú Viana – Teresina/PIPLUVIPETEscolas
Centro Educacional Social e Cultural João Martins – Jaboatão dos Guararapes/PEProjeto Oficina: “As Aventuras de Prevenção e Clima”Escolas
E.E.B. Francisco Altamir Wagner – Rio do Sul/SCEventos Climáticos Extremos em Santa Catariana: A Influência da Pressão AtmosféricaEscolas
Universidade Estadual de Alagoas – União dos Palmares/ALCartografia Participativa à Inundação: O caso do distrito de Rocha Cavalcante em União dos Palmares, AlagoasIES
ClimaEnGeo – Laboratório de Climatologia e Ensino de Geografia – Nova Iguaçu/RJXIV Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – XIV CONEPEG – Riscos e possibilidades: de região Excluída à cidades sustentáveis na Baixada FluminenseIES
Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora/MGPreservAÇÃO: aprendendo com a Defesa Civil de Juiz de ForaDefesa Civil
Defesa Civil do Estado do Piauí – Teresina/PIProjeto Defesa Civil na Escola no Piauí: Uma Abordagem Educativa para Construção de Comunidades Resilientes e Preparadas para o FuturoDefesa Civil
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araraquara/SPBacia Hidrográfica LocalColetivos, Movimentos Sociais e Outros
Comissão Ambiental Jaboatão dos Guararapes/PEOficina de Letramento ClimáticoColetivos, Movimentos Sociais e Outros

Série Jornadas Pedagógicas: Práticas Inspiradoras

Foi lançada uma série de seis vídeos curtos com depoimentos de pessoas que já aplicaram as Jornadas Pedagógicas do Cemaden Educação em suas comunidades, como inspiração para ações de mobilização na Campanha. Elas estão disponíveis em nosso canal do Youtube.

Episódio 1 – o professor Dr. Anderson Sato da Universidade Federal Fluminense, em Angra dos Reis-RJ, apresenta sua experiencia em duas jornadas pedagógicas do Cemaden Educação: 𝗕𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 e 𝗖𝗮𝗿𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹.
Episódio 2 – o professor Fernando de Almeida, de São Sebastião – SP apresenta sua experiencia na jornada pedagógica A Terra Desliza do Cemaden Educação: A Terra Desliza.
Episódio 3 – o professor Rodrigo d’Almeida da Defesa Civil, em Petropolis-RJ, apresenta sua experiencia no projeto dados a prova d’água aplicando a jornada pedagógica PluviPET + APP do Cemaden Educação.
Episódio 4 – a professora Dra. Sônia Balvedi da URI em Erechim RS, apresenta sua experiencia no projeto dados a prova d’água na jornada pedagógica PluviPET+APP do Cemaden Educação.
Episódio 5 – a professora Dra. Maria Francisca Veloso da Rede Estadual de Educação de São Paulo, em São José dos Campos-SP, apresenta sua experiencia na jornada pedagógica A terra desliza do Cemaden Educação.
Episódio 6 – o professor Daniel Messias da Rede Estadual de Ensino, em São Luiz do Paraitinga, apresenta sua experiencia na jornada pedagógica de História Oral do Cemaden Educação.

Conheça todas as ações inscritas nesta edição

Todas elas já estão eternizadas em nosso site. Conheça e inspire-se!