Convite com orientações para apresentação de trabalhos

03/10/2018 09:49:03

Tags: educação, boas práticas


Créditos:MCTIC

Dentro da programação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2018 do Vale do Paraíba (SP), o Cemaden Educação - projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e demais parceiros estão organizando um evento interativo no dia 18 de outubro (quinta-feira), das 14 às 17 horas, no Parque Vicentina Aranha, Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302 - São José dos Campos – SP.

As escolas, Defesas Civis e demais instituições poderão mostrar experimentos e produtos resultantes de pesquisas, atividades e projetos realizados com o tema da SNCT 2018 "Ciência Para Redução das Desigualdades" e/ou Educação para Redução de Riscos de Desastres, em estandes na Mostra Científica ou no Sarau Ciência & Arte na Redução das Desigualdades e Vulnerabilidades. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida nacionamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na sua versão regional - Vale do Paraíba do Sul (SP) - conta com diversas atividades promovidas pelo: Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT UNESP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, Associação para o Fomento de Arte e Cultura (AFAC) do Parque Vicentina Aranha, Projeto Ciência no Parque, Instituto Florestal (IF SMA-SP), Visiona Tecnologia Espacial, e Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER Brasil).

 

Orientações específicas para apresentar trabalhos no evento 18/10:

  • Mostra Científica:

As escolas e demais instituições poderão mostrar experimentos e produtos resultantes de pesquisas, atividades e projetos realizados, no formato de maquetes, cartazes, banners, protótipos etc.

Tema:  ‘Ciência para a redução das desigualdades’ e ‘redução de risco de desastres e vulnerabilidades socioambientais

Estes são os dois temas inter-relacionados para as atividades pedagógicas a serem apresentados da SNCT Vale do Paraíba 2018. Vale lembrar que o risco está relacionado a ameaças e a vulnerabilidade da população. Quanto maior a desigualdade  - social, econômica, educacional, geracional -  maior é a vulnerabilidade e a exposição ao risco de desastres. No Brasil, as tragédias acontecem em áreas de baixa renda, com minorias étnicas.

 Estrutura disponível: Cada instituição terá até três mesas para expor seus experimentos/trabalhos. Estruturas como porta-banner e painel devem ser solicitadas previamente à organização. Há limitações com o uso da energia elétrica. Caso precise de notebook, sugere-se carregar a bateria previamente. Os expositores são responsáveis pelo seu material.

O espaço para montar o estande estará disponível a partir das 13h e desmontagem no encerramento das atividades. O período de exposição será das (15h30 às 17h), no Pavilhão São José do Parque Vicentina Aranha.

  • Sarau Ciência & Arte na Redução das Desigualdades e Vulnerabilidades

O sarau é um espaço para a expressão artística (música, teatro, poesia e outras) das/os professoras/es e estudantes relacionadas ao tema da SNCT – “Ciência para a redução das desigualdades” e/ou gestão de riscos de desastres socioambientais. Cada escola poderá apresentar iniciativas, de até 5 minutos de duração. As apresentações serão realizadas no quiosque localizado em frente ao Pavilhão São José, no período das 14h30 às 15h30. 

Estrutura disponível:  caixa de som, microfone e tablado. Outros materiais específicos necessários para a apresentação inscrita deverão ser providenciados pela escola.

  •  Apresentação de Vídeo com Roda de Conversa

Cada escola poderá inscrever vídeos de até 3 minutos (nos formatos: mp4, mp3, wma, flv, avi) com até 100 MG sobre os temas propostos neste evento. Haverá projeção dos vídeos durante a Mostra Científica. As/Os professoras/es e os estudantes responsáveis pelo vídeo terão até 4 minutos para dialogar com o público na projeção do mesmo. As apresentações serão realizadas no Atrium do Pavilhão São José, no período das 15h30 às 17h00. 

INCRIÇÕES: as escolas  e instituições devem inscrever suas atividades no formulário on line da SNCT do Vale do Paraíba 2018 - https://goo.gl/G9tzqk , até 05 de outubro de 2018. (PRORROGADA PARA 2a. FEIRA - 8/10)

  • Certificados

As/Os professoras/es, estudantes, e representantes de instituições parceiras que apresentarem trabalhos na mostra científica e de vídeo e/ou no sarau receberão certificado especial por esta atividade.

Já as/os professoras/es da rede municipal de educação de São José dos Campos que visitarem o evento terão as horas desta atividade incluídas no certificado do curso de Formação de professores sobre o tema de redução de riscos de desastres, que vem sendo realizado em parceria ICT UNESP e Cemaden Educação.   

Outras informações pelo email: educacao@cemaden.gov.br  ou tel: 12- 32050186/0173.